
7 de out. de 2026
☀️ Santo do dia: NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
A história de uma oração que atravessou os séculos
1. Antes do Rosário existir
O Rosário não apareceu pronto, de um dia para o outro, exatamente como o rezamos hoje. São João Paulo II explica que ele “foi-se formando gradualmente no segundo milénio” (Rosarium Virginis Mariae, 1).
Na Idade Média, os monges rezavam diariamente os 150 Salmos da Bíblia. Para grande parte do povo, porém, acompanhar o Saltério era difícil: muitos não sabiam ler e os livros eram raros e caros. Desenvolveram-se, então, formas mais simples de oração repetitiva, utilizando orações que podiam ser guardadas na memória, como o Pai-Nosso e, progressivamente, a Ave-Maria.
Surgiu assim aquilo que seria chamado de Saltério de Maria: 150 Ave-Marias, numa evidente correspondência com os 150 Salmos.
Mas alguma coisa muito bonita começou a acontecer. A repetição das orações foi sendo associada à recordação dos acontecimentos da vida de Cristo. Enquanto os lábios repetiam a saudação dirigida a Maria, o coração contemplava Jesus.
Pouco a pouco, duas coisas começaram a se unir: oração repetitiva e contemplação do Evangelho.
Por isso, séculos mais tarde, os Papas poderiam chamar o Rosário de “compêndio do Evangelho”. Paulo VI utilizou essa expressão na Marialis Cultus (n. 42), recordando que ela já pertencia à tradição pontifícia anterior. João Paulo II a retomaria em Rosarium Virginis Mariae (n. 1).
2. São Domingos e Nossa Senhora: história e tradição
Aqui aparece uma das imagens mais conhecidas da história do Rosário: Nossa Senhora entregando o Rosário a São Domingos de Gusmão.
São Domingos viveu entre aproximadamente 1170 e 1221 e dedicou grande parte de sua vida à pregação. A tradição dominicana posterior conta que, diante das enormes dificuldades encontradas em sua missão, especialmente no sul da França, Domingos teria recorrido intensamente a Nossa Senhora e recebido dela o Saltério mariano como instrumento de oração e pregação.
Daí nasceu a famosa representação de Maria entregando o Rosário a São Domingos.
É uma tradição belíssima, mas precisamos fazer aqui uma distinção importante.
Os primeiros documentos sobre a vida de São Domingos não narram uma aparição na qual Nossa Senhora lhe entregue o Rosário exatamente na forma como o conhecemos atualmente.
Além disso, o Rosário atual ainda não existia plenamente estruturado no início do século XIII. Sua forma foi amadurecendo durante os séculos seguintes.
A própria Ordem dos Pregadores apresenta atualmente essa história dentro de um desenvolvimento progressivo e observa que a tradição da entrega do Rosário a São Domingos está especialmente relacionada às experiências e à pregação que, séculos depois, seriam difundidas pelo dominicano Alano de la Roche.
Isso não diminui a ligação de São Domingos com o Rosário. Pelo contrário, ajuda-nos a entendê-la corretamente.
A espiritualidade dominicana colocou no centro a contemplação dos mistérios de Cristo, a pregação e uma profunda devoção à Virgem Maria. Nos séculos seguintes, os filhos de São Domingos se tornariam alguns dos maiores responsáveis pela difusão do Rosário.
A intuição era profundamente dominicana:
contemplar Jesus e depois anunciá-lo.
E fazer isso com Maria.
3. Uma oração que foi crescendo
Durante os séculos seguintes, aquilo que chamamos hoje de Rosário continuou tomando forma.
As 150 Ave-Marias foram progressivamente organizadas em grupos. O Pai-Nosso passou a marcar as dezenas. E acontecimentos da vida de Jesus foram associados à oração.
Assim, enquanto os dedos passavam pelas contas e os lábios repetiam:
“Ave Maria...”
a mente contemplava Cristo.
Sua Encarnação.
Seu nascimento.
Sua vida.
Sua Paixão.
Sua morte.
Sua Ressurreição.
Isso é fundamental para compreender o Rosário.
Ele nunca deveria ser simplesmente uma contagem mecânica de Ave-Marias.
A repetição cria um ritmo de oração enquanto o coração permanece diante de um mistério da vida de Cristo.
Séculos mais tarde, São João Paulo II explicaria que, durante o Rosário, “passam diante dos olhos da alma os principais episódios da vida de Jesus Cristo” (Angelus, 29 de outubro de 1978).
4. Alano de la Roche: o grande divulgador
No século XV aparece um personagem decisivo: o dominicano Alano de la Roche, também conhecido como Alano da Rocha, nascido por volta de 1428 e falecido em 1475.
Aqui nossa documentação torna-se muito mais concreta.
A Bibliothèque nationale de France identifica Alano como dominicano, pregador e “propagateur de la dévotion du rosaire”, isto é, propagador da devoção do Rosário. A BnF conserva também registros bibliográficos de suas obras relacionadas ao Saltério mariano.
Alano pregou intensamente aquilo que ainda era frequentemente chamado de Saltério da Bem-Aventurada Virgem Maria.
A tradição dominicana atribui a ele um papel decisivo na organização das 150 Ave-Marias em três grandes grupos, associados aos mistérios da Encarnação, Paixão e Ressurreição de Cristo.
Há aqui algo importante: quanto mais o Rosário se desenvolvia, mais claramente aparecia que seu centro era Jesus Cristo.
Maria conduzia a Jesus.
Por volta de 1468, Alano promoveu em Douai, na atual França, uma confraria dedicada ao Saltério de Maria. Essa confraria recebeu a aprovação da Ordem dos Pregadores em 1470.
As confrarias tiveram uma importância enorme.
A pessoa podia estar em sua própria casa, em outra cidade ou até em outro país, mas sabia que sua oração estava espiritualmente unida à oração de muitos outros cristãos.
Era como uma enorme corrente invisível de oração.
Poucos anos depois, em 1475, o dominicano Jakob (Jacques) Sprenger estabeleceu em Colônia uma importante Confraria do Rosário.
Os estatutos mostram algo belíssimo: a confraria estava aberta, em princípio, a homens e mulheres, pobres e ricos, casados e solteiros.
Não era uma oração reservada aos monges.
Não era uma oração reservada aos padres.
Não era uma oração para pessoas instruídas.
Qualquer pessoa podia pegar as contas e rezar.
E assim o Rosário foi se tornando cada vez mais uma oração do povo.
5. São Pio V e a consolidação do Rosário
Chegamos ao século XVI.
Um frade dominicano, Michele Ghislieri, tornou-se Papa com o nome de São Pio V.
E isso seria decisivo para a história do Rosário.
Em 17 de setembro de 1569, Pio V publicou a bula Consueverunt Romani Pontifices. Nela descreveu e promoveu a oração do Rosário segundo uma forma que vinha amadurecendo na tradição cristã e particularmente na tradição dominicana.
O documento é importantíssimo porque mostra que, antes mesmo de Lepanto, o Rosário já estava solidamente estabelecido.
Pio V explica a oração como um modo de venerar Maria por meio da repetição da saudação angélica, intercalada pela Oração do Senhor e acompanhada pela meditação dos mistérios da vida de Cristo.
A estrutura estava agora muito próxima daquela que atravessaria os séculos.
Mas apenas dois anos depois aconteceria algo que ligaria definitivamente o Rosário ao dia 7 de outubro.
6. 1571: uma ameaça sobre o Mediterrâneo
O século XVI estava marcado pelo grande confronto entre potências cristãs europeias e o Império Otomano, que havia se expandido enormemente pelo Mediterrâneo e pelo sudeste europeu.
Em 1570, os otomanos atacaram Chipre, então sob domínio veneziano. A situação provocou enorme preocupação em Roma e nas potências cristãs do Mediterrâneo.
São Pio V trabalhou intensamente para reunir uma aliança.
Nasceu assim a Liga Santa, formada principalmente pela Espanha, pela República de Veneza e pelos Estados Pontifícios, além de outros participantes.
Uma grande frota foi reunida sob o comando de Dom João da Áustria.
Mas Pio V não se limitou à diplomacia e à preparação militar.
Pediu oração.
E pediu particularmente que se rezasse o Rosário.
Enquanto os navios avançavam pelo Mediterrâneo, confrarias e fiéis rezavam.
Homens estavam no mar.
Outros cristãos estavam nas igrejas.
Uns seguravam armas.
Outros seguravam as contas do Rosário.
7. 7 de outubro de 1571: Lepanto
No dia 7 de outubro de 1571, as duas grandes frotas se encontraram perto do golfo de Patras, na Grécia.
A história conheceria aquele confronto como a Batalha de Lepanto.
Foi uma batalha gigantesca e extremamente violenta.
Centenas de embarcações participaram do combate.
Canhões disparavam.
Navios se chocavam.
Soldados combatiam sobre os conveses.
Milhares de homens morreram.
Depois de horas de combate, a frota da Liga Santa obteve uma importante vitória sobre a frota otomana.
Para São Pio V e para o mundo católico daquele tempo, aquela vitória foi recebida também como uma graça obtida pela intercessão da Virgem Maria, enquanto tantos cristãos rezavam o Rosário.
Séculos depois, Leão XIII recordaria que São Pio V havia trabalhado para que a Mãe de Deus, invocada através do Rosário, viesse em auxílio do povo cristão (Supremi Apostolatus Officio, 1883).
É importante dizer com precisão: a vitória de Lepanto possui, naturalmente, explicações históricas, estratégicas, militares e políticas que podem ser estudadas.
A interpretação religiosa da vitória como auxílio recebido pela intercessão de Nossa Senhora pertence à leitura de fé feita por Pio V e pela tradição católica.
E foi justamente dessa interpretação que nasceu a celebração litúrgica.
8. Da vitória à festa de Nossa Senhora do Rosário
Depois de Lepanto, São Pio V estabeleceu uma celebração comemorativa associada a Nossa Senhora da Vitória.
Seu sucessor, Gregório XIII, deu novo desenvolvimento à celebração, relacionando-a explicitamente a Nossa Senhora do Rosário.
Posteriormente, a festa foi sendo ampliada até entrar de maneira mais abrangente no calendário da Igreja.
Assim, o 7 de outubro tornou-se definitivamente ligado a Nossa Senhora do Rosário.
Mas seria um erro transformar essa festa simplesmente na comemoração religiosa de uma vitória militar.
A Igreja foi progressivamente conduzindo o olhar para algo muito maior.
São João Paulo II, falando da memória de Nossa Senhora do Rosário, explicou que hoje não pedimos vitórias militares como Lepanto. O cristão é chamado a enfrentar o mal utilizando “as armas do Evangelho” (Angelus, 2 de outubro de 1983).
A batalha continua.
Mas existe também uma batalha que acontece dentro de nós.
Contra o orgulho.
Contra o egoísmo.
Contra a impureza.
Contra o ressentimento.
Contra a mentira.
Contra o desânimo.
Contra tudo aquilo que tenta afastar nosso coração de Deus.
9. Lourdes: uma menina com o Rosário nas mãos
Quase três séculos se passaram.
Em 1858, na pequena cidade francesa de Lourdes, uma menina pobre chamada Bernadette Soubirous dirigiu-se à gruta de Massabielle.
Ali afirmou ter visto uma misteriosa Senhora.
E existe um detalhe belíssimo nas narrativas das aparições:
o Rosário estava presente.
Bernadette trazia seu Rosário e o rezava durante as aparições. A Senhora acompanhava a oração e, segundo o testemunho de Bernadette, movia as contas de seu próprio Rosário, permanecendo silenciosa durante as Ave-Marias e unindo-se ao Glória.
O Rosário tornava-se novamente a oração dos pequenos.
Não havia um grande teólogo diante da gruta.
Não havia um Papa.
Não havia um rei.
Havia uma menina pobre rezando.
São Jo ão Paulo II, visitando Lourdes em 1983, recordaria entre os grandes sinais espirituais daquele lugar justamente “o sinal da cruz, a oração do Rosário”.
10. Fátima: “Rezem o Rosário todos os dias”
Passaram-se mais algumas décadas.
Chegamos a 1917.
A Europa estava sendo destruída pela Primeira Guerra Mundial.
Em Fátima, Portugal, três crianças — Lúcia dos Santos e seus primos Francisco e Jacinta Marto — afirmaram receber aparições de Nossa Senhora.
E novamente encontramos o Rosário.
Na mensagem transmitida pelas crianças aparece repetidamente o pedido para rezar o Rosário todos os dias, especialmente pela paz e pela conversão.
É impressionante observar a continuidade.
Em Lepanto, cristãos haviam rezado o Rosário durante uma batalha.
Séculos depois, em Fátima, no meio de outra guerra terrível, o pedido volta:
rezem.
Mas agora aparece ainda mais claramente que a batalha decisiva é também a batalha pela conversão do coração.
11. “O Rosário é a minha oração predileta”
Em 29 de outubro de 1978, poucos dias depois de sua eleição, o recém-eleito São João Paulo II falou publicamente sobre o Rosário.
E pronunciou uma frase que se tornaria famosa:
“O Rosário é a minha oração predileta. Oração maravilhosa! Maravilhosa na simplicidade e na profundidade.”
E explicou o que acontece quando rezamos.
Enquanto repetimos a Ave-Maria, “passam diante dos olhos da alma os principais episódios da vida de Jesus Cristo”.
Aqui está o segredo.
Maria não prende nosso olhar sobre ela.
Maria praticamente pega nossa mão e diz:
“Olhe para Ele.”
Olhe Jesus nascendo.
Olhe Jesus crescendo.
Olhe Jesus anunciando o Reino.
Olhe Jesus sofrendo.
Olhe Jesus crucificado.
Olhe Jesus ressuscitado.
O Rosário é profundamente mariano justamente porque Maria nos ensina a contemplar Jesus.
12. “Contemplar com Maria o rosto de Cristo”
Em 16 de outubro de 2002, João Paulo II publicou a Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae.
É um dos grandes documentos modernos sobre o Rosário.
Logo no início ele faz uma afirmação fundamental:
“O Rosário, de fato, ainda que caracterizado pela sua fisionomia mariana, no seu âmago é oração cristológica.” (Rosarium Virginis Mariae, 1).
E depois resume todo o Rosário numa expressão extraordinariamente simples:
“Contemplar com Maria o rosto de Cristo.” (Rosarium Virginis Mariae, 3).
É isso.
Por que repetimos tantas Ave-Marias?
Não simplesmente para contar orações.
A repetição cria um ritmo.
Como quem respira.
Ave Maria...
Olhe Jesus.
Ave Maria...
Escute Jesus.
Ave Maria...
Veja o que Jesus está fazendo.
Ave Maria...
Entre naquele mistério.
As palavras se repetem.
Mas o mistério vai entrando dentro de nós.
13. João Paulo II acrescenta os Mistérios Luminosos
E João Paulo II fez ainda uma proposta muito importante.
Durante séculos, o Rosário havia sido estruturado principalmente em três grandes grupos de mistérios:
gozosos, dolorosos e gloriosos.
Mas havia uma parte enorme da vida de Jesus que aparecia pouco nessa sequência: sua vida pública.
Por isso, em Rosarium Virginis Mariae, João Paulo II propôs os Mistérios da Luz, ou Mistérios Luminosos:
o Batismo de Jesus no Jordão;
as Bodas de Caná;
o anúncio do Reino e o convite à conversão;
a Transfiguração;
e a instituição da Eucaristia.
João Paulo II não estava mudando o centro do Rosário.
Estava justamente deixando esse centro ainda mais visível:
JESUS CRISTO.
14. As contas passam pelos dedos; Jesus passa diante dos olhos
Agora podemos olhar novamente para aquele pequeno objeto que tantas pessoas carregam no bolso.
Algumas contas.
Uma pequena cruz.
Nada extraordinário.
Mas pense na história que passou por essas contas.
Monges rezaram.
O povo simples rezou.
Os dominicanos pregaram.
Alano de la Roche organizou confrarias.
São Pio V pediu que o povo rezasse.
Cristãos rezaram durante Lepanto.
Bernadette rezou em Lourdes.
Lúcia, Francisco e Jacinta rezaram em Fátima.
João Paulo II rezou durante praticamente toda sua vida.
Pais rezaram pelos filhos.
Mães rezaram diante de hospitais.
Doentes rezaram segurando o Rosário na cama.
Pecadores rezaram tentando voltar para Deus.
Famílias inteiras se ajoelharam à noite para rezar juntas.
E as mesmas palavras continuaram atravessando os séculos:
“Ave Maria, cheia de graça...”
Mas o centro sempre foi Jesus.
São João Paulo II nos ajuda a compreender o segredo:
rezar o Rosário é contemplar com Maria o rosto de Cristo.
Talvez por isso essa oração tenha atravessado tantos séculos.
Impérios desapareceram.
Reinos acabaram.
Guerras começaram e terminaram.
Culturas mudaram.
Gerações passaram.
Mas uma avó ainda pode colocar um Rosário nas mãos do neto e dizer:
“Segura aqui. Começamos pela Cruz. Agora vamos contemplar Jesus.”
E então as contas começam novamente a passar pelos dedos.
Enquanto, diante dos olhos da alma, passa o Evangelho:
Jesus nasce.
Jesus anuncia.
Jesus sofre.
Jesus morre.
Jesus ressuscita.
E Maria permanece ao nosso lado repetindo aquilo que disse em Caná:
“Fazei tudo o que Ele vos disser.”
(Jo 2,5)
FONTES E REFERÊNCIAS
Fontes do Magistério
— PIO V, São. Consueverunt Romani Pontifices, bula sobre o Rosário, 17 de setembro de 1569. Documento fundamental para conhecer a forma e a compreensão do Rosário imediatamente antes da Batalha de Lepanto.
— LEÃO XIII. Supremi Apostolatus Officio, encíclica sobre a devoção do Rosário, 1º de setembro de 1883. Importante para a tradição pontifícia relativa a São Domingos, São Pio V, Lepanto e a intercessão de Nossa Senhora.
— LEÃO XIII. Augustissimae Virginis Mariae, encíclica sobre a Confraria do Santo Rosário, 12 de setembro de 1897. Importante para compreender a história e o significado espiritual das confrarias.
— PAULO VI, São. Marialis Cultus, Exortação Apostólica sobre o culto à Virgem Maria, 2 de fevereiro de 1974, especialmente nn. 42–55. Apresenta o Rosário como oração evangélica, cristológica e contemplativa.
— JOÃO PAULO II, São. Angelus, 29 de outubro de 1978. Fonte da célebre afirmaç ão: “O Rosário é a minha oração predileta. Oração maravilhosa! Maravilhosa na simplicidade e na profundidade.”
— JOÃO PAULO II, São. Angelus, 2 de outubro de 1983. Reflexão sobre Nossa Senhora do Rosário, Lepanto e o combate cristão realizado com as “armas do Evangelho”.
— JOÃO PAULO II, São. Rosarium Virginis Mariae, Carta Apostólica, 16 de outubro de 2002, especialmente nn. 1–3, 18–25 e 38. Principal referência moderna utilizada neste capítulo. Dela vêm as expressões “no seu âmago é oração cristológica” e “contemplar com Maria o rosto de Cristo”, bem como a proposta dos Mistérios Luminosos.
Fontes históricas e dominicanas
— ORDO PRAEDICATORUM — ORDEM DOS PREGADORES. Material histórico oficial sobre a origem e o desenvolvimento do Rosário, São Domingos, Alano de la Roche e as primeiras Confrarias do Rosário. Utilizado especialmente para distinguir a tradição da entrega do Rosário a São Domingos da documentação histórica disponível e para a cronologia de Alano e das confrarias.
— BIBLIOTHÈQUE NATIONALE DE FRANCE (BnF). Registro de autoridade: Alain de La Roche (1428?-1475). Identifica Alano como religioso dominicano e propagador da devoção do Rosário, além de registrar sua atividade ligada à Confraria do Saltério da Virgem em Douai e suas obras relacionadas ao Saltério mariano.
— ALAIN DE LA ROCHE [ALANO DE LA ROCHE]. Obras referentes ao Psalterium Beatae Mariae Virginis, preservadas em edições antigas e registradas pela Bibliothèque nationale de France. Constituem testemunhos importantes para o desenvolvimento do Saltério mariano no século XV.
— DOMINICAN PROVINCE OF ST. JOSEPH. Material histórico sobre Our Lady of the Rosary e a tradição dominicana do Rosário. Utilizado como fonte complementar para o desenvolvimento das confrarias e a progressiva difusão da devoção.
— ROSARY CONFRATERNITY / Dominican Friars. Material histórico sobre The Dominican Friars and the Rosary, utilizado como fonte complementar para Alano de la Roche, as confrarias e a expansão do Saltério/Rosário na tradição dominicana.
Lourdes e Fátima
— SANTUÁRIO DE LOURDES. Documentação histórica das aparições de 1858 e dos testemunhos de Santa Bernadette Soubirous relativos à oração do Rosário durante as aparições.
— SANTUÁRIO DE FÁTIMA. Memórias da Irmã Lúcia e documentação crítica das aparições de 1917, particularmente os relatos relativos ao pedido de rezar diariamente o Rosário pela paz e pela conversão.
Nota histórica
A associação entre São Domingos e o Rosário é parte fundamental da tradição dominicana e católica, mas a narrativa específica de Nossa Senhora entregando a São Domingos o Rosário já estruturado na forma atual não aparece nas primeiras fontes biográficas do santo. O Rosário desenvolveu-se gradualmente durante a Idade Média. No século XV, Alano de la Roche desempenhou papel decisivo na sua promoção e na formação das confrarias, e a partir do século XVI, especialmente com São Pio V, encontramos documentação pontifícia abundante e segura sobre sua forma, sua difusão e sua ligação com Lepanto.