top of page
  • Instagram Missão Belém
  • Facebook Missão Belém
  • YouTube Missão Belém
  • doar para missao belém

13 ott 2026

☀️ ULTIMA APARIÇÃO DE FÁTIMA: o milagre do sol, 13 de outubro 1917

Era 13 de outubro de 1917. Desde a madrugada, uma chuva forte caía sobre a região de Fátima, em Portugal. As estradas eram de terra e se transformaram em lama. Mesmo assim, milhares de pessoas caminhavam em direção a um terreno chamado Cova da Iria. 

Alguns vinham rezando o terço. Outros chegavam por curiosidade. Havia doentes carregados por familiares, camponeses, senhoras, sacerdotes, jornalistas, pessoas que acreditavam e pessoas que queriam simplesmente descobrir o que aconteceria. Calcula-se que estivessem ali entre 50 e 70 mil pessoas. No centro de toda aquela confusão estavam três crianças: Lúcia dos Santos, de 10 anos, Francisco Marto, de 9, e Jacinta Marto, de 7.

Tudo havia começado cinco meses antes. Em 13 de maio de 1917, as três crianças cuidavam das ovelhas quando afirmaram ter visto sobre uma pequena azinheira uma Senhora “mais brilhante que o sol”. A partir daquele dia, disseram que a Senhora voltaria no dia 13 de cada mês, durante seis meses. As notícias começaram a correr pelas aldeias. Em junho vieram algumas dezenas de pessoas; em julho, milhares. Em agosto aconteceu algo ainda mais duro: as crianças foram detidas pelo administrador do concelho de Vila Nova de Ourém e interrogadas. Queriam que revelassem aquilo que chamavam de “segredo”. Mesmo separadas e pressionadas, não mudaram a história. No dia 13 de agosto não chegaram à Cova da Iria porque estavam detidas. Segundo o relato de Lúcia, a aparição daquele mês aconteceu alguns dias depois, em Valinhos.

Mas havia uma afirmação das crianças que tornava tudo muito arriscado. Segundo Lúcia, Nossa Senhora havia prometido que em outubro faria um milagre “para que todos acreditem”. A notícia espalhou-se. Isso significava que, em 13 de outubro, alguma coisa deveria acontecer diante de todos. Se nada acontecesse, as três crianças seriam desmentidas diante de uma multidão.

E chegou o dia!

Chovia muito. As roupas estavam encharcadas. Havia lama por toda parte. O jornalista Avelino de Almeida, enviado pelo grande diário lisboeta O Século, estava presente. Seu testemunho é especialmente interessante porque não se tratava de uma publicação católica destinada a defender as aparições. Ele fora enviado justamente para fazer uma reportagem sobre aquele estranho acontecimento que estava mobilizando Portugal. O fotógrafo Judah Bento Ruah também estava ali e deixou fotografias da multidão. 

Perto do meio-dia, Lúcia pediu que fechassem os guarda-chuvas.  A multidão esperava.

Segundo as memórias posteriores de Lúcia, apareceu então a Senhora sobre a pequena azinheira. Lúcia fez a pergunta que repetira durante aqueles meses:

“Que é que Vossemecê me quer?”

E recebeu finalmente uma resposta sobre a identidade daquela mulher:

“Quero dizer-te que façam aqui uma capela em Minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem sempre a rezar o Terço todos os dias.”

Era a primeira vez, segundo o relato de Lúcia, que a Senhora dizia claramente seu título: Nossa Senhora do Rosário.

Lúcia começou então a apresentar os pedidos que as pessoas lhe haviam confiado: doentes que queriam ser curados, pecadores pelos quais pediam conversão, famílias que esperavam graças.

A resposta foi: “Uns sim, outros não. É preciso que se emendem, que peçam perdão dos seus pecados.”

Então, segundo Lúcia, o rosto da Senhora tornou-se triste e ela pronunciou uma das frases mais conhecidas de Fátima: “Não ofendam mais a Nosso Senhor que já está muito ofendido!”

Não era uma mensagem complicada: oração, conversão, reparação, terço e retorno a Deus.

Então Nossa Senhora abriu as mãos e, segundo Lúcia, a luz que delas saía projetou-se em direção ao sol. Foi nesse momento que aconteceu algo completamente diferente.

Até aqui estamos acompanhando aquilo que Lúcia afirma ter visto e ouvido. Mas agora milhares de pessoas começaram a reagir ao mesmo tempo.


O SOL


A chuva cessou! As nuvens começaram a se abrir. E apareceu o sol. O jornalista Avelino de Almeida estava olhando.

Dois dias depois, em 15 de outubro de 1917, O Século publicou na primeira página uma reportagem com um título que se tornaria histórico:

“COISAS ESPANTOSAS! COMO O SOL BAILOU AO MEIO DIA EM FÁTIMA.”

Avelino descreveu aquilo que observou. O sol parecia um “disco de prata fosca”, que podia ser contemplado sem o habitual incômodo para os olhos. Depois, diante da multidão, escreveu que: “o sol tremeu” e apresentou “movimentos bruscos nunca vistos”.

A expressão que o próprio jornalista recolheu dos camponeses foi ainda mais simples: “o sol ‘bailou’.”

É importante perceber o valor histórico desse documento. Avelino não escreveu décadas depois. Ele estava na Cova da Iria naquele dia. A reportagem foi redigida no contexto imediato do acontecimento e publicada dois dias depois. Pessoas começaram a gritar. Algumas se ajoelharam. Outras choravam.

Testemunhas descreveram mudanças de cores. O disco parecia girar. Em determinado momento, muitas pessoas tiveram a impressão de que o sol se precipitava em direção à terra.

A multidão entrou em pânico. Houve quem gritasse pedindo misericórdia. Houve quem confessasse seus pecados em voz alta. Houve quem pensasse que estava chegando o fim do mundo.

O jornalista registrou algo mais simples: vi um fenômeno extraordinário e vi uma enorme multidão reagindo a ele. As fotografias tiradas naquele dia mostram justamente isso: milhares de pessoas reunidas na Cova da Iria, muitas olhando para o céu.

Os relatos não são absolutamente idênticos em todos os detalhes. Nem todas as pessoas presentes descreveram exatamente a mesma coisa. Algumas não afirmaram ter observado o fenômeno. Isso também deve ser dito quando contamos a história seriamente.

Mas existe um núcleo histórico muito difícil de negar: em 13 de outubro de 1917, diante de dezenas de milhares de pessoas reunidas porque três crianças haviam anunciado antecipadamente um sinal para aquele dia, um grande número de presentes afirmou ter observado um fenômeno solar extraordinário. E os testemunhos começaram a circular imediatamente.

Quando tudo terminou, a Cova da Iria estava transformada. As pessoas começaram a voltar para suas casas. Algumas gritavam que tinham visto um milagre. Outras tentavam entender o que havia acontecido. Jornalistas preparavam suas reportagens. E três crianças voltavam para a pequena aldeia de Aljustrel.


E DEPOIS?


A história não terminou naquele dia.

Francisco e Jacinta morreriam poucos anos depois, vítimas da grande epidemia de gripe: Francisco em 1919 e Jacinta em 1920. Eram ainda crianças.

Lúcia viveria muito mais. Tornou-se religiosa e morreu em 2005, aos 97 anos. A Igreja não declarou imediatamente que as aparições eram autênticas. Houve investigações. Documentos foram recolhidos. Testemunhas foram interrogadas.

Somente em 13 de outubro de 1930, treze anos depois dos acontecimentos, o bispo de Leiria declarou oficialmente como “dignas de crédito” as visões das crianças na Cova da Iria e autorizou oficialmente o culto de Nossa Senhora de Fátima.

Décadas mais tarde, em 13 de maio de 2017, exatamente cem anos depois da primeira aparição, o Papa Francisco canonizou em Fátima Francisco e Jacinta Marto.

Mas talvez a cena mais impressionante continue sendo aquela manhã chuvosa de 1917.

Três crianças pobres de uma aldeia portuguesa haviam dito durante meses: “Em outubro haverá um sinal.” Chegou outubro. Chovia. Dezenas de milhares de pessoas estavam ali. Crentes e descrentes. Camponeses e jornalistas. Curiosos e peregrinos. Então a chuva parou. As pessoas fecharam os guarda-chuvas.

Levantaram os olhos.

E um jornalista que tinha ido até Fátima para descobrir o que aconteceria voltou para Lisboa e colocou na primeira página de um dos maiores jornais portugueses:

“COISAS ESPANTOSAS! COMO O SOL BAILOU AO MEIO DIA EM FÁTIMA.”

Mas, curiosamente, quando perguntaram àquela pequena Senhora o que ela queria, a mensagem não foi espetacular.

Não pediu que as pessoas corressem atrás de sinais no céu. Disse:

“Continuem sempre a rezar o Terço todos os dias.”

Pediu conversão. Pediu que as pessoas pedissem perdão. E deixou uma última súplica:

“Não ofendam mais a Nosso Senhor que já está muito ofendido!”

O céu extraordinário de 13 de outubro de 1917 terminou apontando para uma coisa muito simples: voltar para Deus.


FONTES PRINCIPAIS


— SANTUÁRIO DE FÁTIMA. Narrativa das Aparições — Sexta aparição de Nossa Senhora, 13 de outubro de 1917. Texto baseado nas Memórias da Irmã Lúcia e nos interrogatórios contemporâneos conservados na Documentação Crítica de Fátima.


— LÚCIA DE JESUS, Ir. Memórias da Irmã Lúcia I. 14ª ed. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2010, especialmente pp. 180–181.


— SANTUÁRIO DE FÁTIMA. Documentação Crítica de Fátima, vol. I e vol. III-1. Reúne interrogatórios, documentos e testemunhos contemporâneos dos acontecimentos.


— ALMEIDA, Avelino de. “Coisas espantosas! Como o sol bailou ao meio dia em Fátima”, O Século, Lisboa, 15 de outubro de 1917, reportagem redigida a partir de sua presença na Cova da Iria em 13 de outubro. O documento é reproduzido na coleção documental oficial do Santuário.


— SANTUÁRIO DE FÁTIMA. Cronologia dos Videntes, entrada de 13 de outubro de 1917, com documentação da sexta aparição e do fenômeno solar.


— VOZ DA FÁTIMA. Estudos históricos sobre o “Milagre do Sol”, com referência aos testemunhos contemporâneos e à documentação crítica do Santuário.


bottom of page