top of page
  • Instagram Missão Belém
  • Facebook Missão Belém
  • YouTube Missão Belém
  • doar para missao belém

18 ott 2026

☀️ Santo do dia: SANTO ISAAC JOGUES

1. Um jovem francês que sonhava levar Jesus até os confins do mundo


Isaac Jogues nasceu em 10 de janeiro de 1607, em Orléans, na França, numa família que possuía boas condições econômicas. Era o quinto de nove filhos. Poderia ter seguido uma carreira tranquila, mas, ainda jovem, sentiu o desejo de entregar sua vida a Deus. Aos 17 anos, em 1624, entrou na Companhia de Jesus, os jesuítas, onde recebeu uma formação exigente, marcada pela oração, pelos estudos e pelo espírito missionário de Santo Inácio de Loyola. Foi ordenado sacerdote em 1636 e, naquele mesmo ano, partiu para a Nova França, como eram chamados os territórios franceses da América do Norte, especialmente na região do atual Canadá.

Naquele tempo, viajar para a América significava enfrentar meses de navegação, doenças, florestas imensas, rios perigosos e invernos rigorosos. Isaac não foi procurar conforto. Queria anunciar Jesus Cristo a povos que ainda não conheciam o Evangelho. Trabalhou sobretudo entre os wendat, também chamados hurões, aprendendo seus costumes e procurando comunicar a fé cristã. Mas encontrou uma realidade muito mais complicada do que imaginava. Os povos indígenas possuíam suas próprias culturas, crenças e organizações políticas; havia conflitos entre diferentes nações e também alianças militares e comerciais com os europeus. Além disso, epidemias devastadoras atingiam comunidades indígenas, provocando sofrimento e desconfiança. Alguns associavam a presença dos missionários às doenças. Isaac descobriu que evangelizar não significava simplesmente pregar: era necessário aprender a língua, suportar privações, conquistar confiança e permanecer junto às pessoas nos momentos mais difíceis.

Referências: Georges-Émile Giguère, «Jogues, Isaac», Dicionário Biográfico do Canadá; Répertoire du patrimoine culturel du Québec, «Isaac Jogues».


2. A emboscada: quando o missionário poderia ter fugido…


Em agosto de 1642, Isaac viajava de canoa pelo rio São Lourenço, acompanhado de cristãos wendat e de dois franceses, René Goupil e Guillaume Couture. O grupo foi surpreendido por guerreiros mohawk, uma das nações da Confederação Haudenosaunee, conhecida nas fontes francesas como iroquesa. Naquele período, os mohawk estavam envolvidos em conflitos com povos aliados dos franceses. Os viajantes foram atacados e vários acabaram capturados.

Nesse momento aconteceu algo extraordinário, que conhecemos pelo próprio testemunho de Isaac. Ele conseguiu esconder-se entre a vegetação e tinha a possibilidade de escapar. Entretanto, ao perceber que seus companheiros estavam sendo levados prisioneiros, sentiu que não podia abandoná-los. Em seu relato, recorda a pergunta que fez a si mesmo: “Poderia eu abandonar os nossos franceses e deixar aqueles bons neófitos e pobres catecúmenos sem o auxílio que a Igreja de meu Deus me confiou?” Em vez de fugir, apresentou-se aos captores e foi levado com os demais. Não era uma decisão fácil: sabia que poderia ser torturado e morto. Mas considerou que sua presença como sacerdote era especialmente necessária naquele momento.

Essa é uma das cenas mais fortes de sua vida. Isaac não caiu simplesmente numa armadilha da qual não conseguia sair. Quando teve uma oportunidade de fugir, escolheu permanecer ao lado daqueles que sofriam. Seu gesto recorda as palavras de Jesus: “O bom pastor dá a vida por suas ovelhas” (Jo 10,11).

Referência: Isaac Jogues, relato de seu cativeiro, conservado nas Relações dos Jesuítas; Giguère, «Jogues, Isaac», Dicionário Biográfico do Canadá. A citação é tradução portuguesa do relato transmitido em inglês.


3. Os dedos mutilados e a morte de seu companheiro


Os prisioneiros foram conduzidos para aldeias mohawk, na região do atual estado de Nova York. Durante o percurso e o cativeiro, sofreram espancamentos e outros maus-tratos. Isaac teve unhas arrancadas e dedos gravemente mutilados. As feridas eram dolorosas e dificultavam até os gestos mais simples. Para um sacerdote daquela época, havia ainda outra consequência: as normas litúrgicas exigiam o uso de determinados dedos para tocar a hóstia consagrada, e suas mãos ficaram tão danificadas que ele não podia celebrar a Missa sem uma autorização especial.

Ao seu lado estava René Goupil, um leigo francês que havia colaborado com a missão e desejava pertencer à Companhia de Jesus. Durante o cativeiro, fez seus votos religiosos diante de Isaac. Pouco depois, em 29 de setembro de 1642, René foi morto. Segundo o relato transmitido por Jogues, o gesto de fazer o sinal da cruz sobre uma criança esteve relacionado à hostilidade que levou ao assassinato. Isaac sofreu profundamente com a perda do companheiro.

O missionário permaneceu prisioneiro por mais de um ano, submetido a trabalhos e a uma vida de constante insegurança. Entretanto, nem todos os indígenas com quem conviveu o trataram da mesma maneira. Ele próprio contou que uma mulher mohawk mais velha demonstrou compaixão por ele, chamando-o de “sobrinho”, enquanto ele a chamava de “tia”. Esse detalhe é importante: sua história não pode ser reduzida à ideia de que um povo inteiro era cruel. Houve violência real, mas também pessoas que o ajudaram, num contexto marcado por guerras, medo e profundas incompreensões.

Referências: Isaac Jogues, carta de 1643 ao superior da missão; relato sobre a morte de René Goupil; Relações dos Jesuítas; Dicionário Biográfico do Canadá.


4. A fuga e o retorno à França: um sacerdote que não conseguia celebrar a Missa


Em 1643, comerciantes holandeses que atuavam na região souberam da situação de Isaac e o ajudaram a escapar. Depois de muitas dificuldades, ele conseguiu chegar à Europa e regressou à França no final daquele ano. Era um homem profundamente marcado pelo sofrimento. Suas mãos estavam mutiladas, sua saúde enfraquecida e sua aparência havia mudado tanto que alguns tiveram dificuldade em reconhecê-lo.

Na França, poderia finalmente descansar. Foi recebido com admiração, pois muitos já conheciam sua história. Mas havia algo que lhe causava grande tristeza: não podia celebrar a Eucaristia por causa dos dedos mutilados. O sacerdote que havia atravessado o oceano para anunciar Jesus não conseguia realizar aquilo que estava no centro de sua própria vocação.

A situação chegou ao Papa Urbano VIII, que lhe concedeu uma dispensa especial para celebrar a Missa apesar das mutilações. A tradição histórica conserva uma frase atribuída ao Papa, em latim: “Indignum esset Christi martyrem Christi non bibere sanguinem”, isto é: “Seria indigno que um mártir de Cristo não pudesse beber o sangue de Cristo”.

Imagine a emoção daquele sacerdote ao poder novamente segurar o cálice e celebrar a Eucaristia! Suas mãos carregavam as marcas da violência, mas eram justamente aquelas mãos que voltavam a oferecer o sacrifício de Cristo. Os ferimentos não haviam destruído seu sacerdócio. Pelo contrário, tornavam ainda mais visível quanto ele estava disposto a sofrer por Jesus.

Referências: Giguère, «Jogues, Isaac», Dicionário Biográfico do Canadá; Catholic Encyclopedia, «St. Isaac Jogues»; tradição documental da dispensa de Urbano VIII.


5. A decisão mais surpreendente: voltar!


Agora vem o momento mais impressionante da história. Isaac estava novamente na França. Poderia permanecer em segurança, ensinar num colégio jesuíta, dedicar-se à oração ou continuar seu ministério sacerdotal sem enfrentar os perigos anteriores. Ninguém poderia acusá-lo de covardia. Já havia dado provas extraordinárias de coragem.

Mas Isaac quis voltar à América.

Em 1644, regressou à Nova França. Seu desejo era continuar trabalhando entre os povos indígenas, inclusive entre os mohawk, no território onde havia sido prisioneiro. Seus superiores, entretanto, não o enviaram imediatamente para lá, porque os conflitos continuavam e a situação era muito perigosa. Durante algum tempo, Isaac trabalhou em outras missões e escreveu relatos sobre seu cativeiro e sobre René Goupil.

É importante compreender o sentido dessa decisão. Isaac não voltou simplesmente porque desejava morrer. Voltou porque acreditava que ainda podia servir à evangelização e, especialmente, à construção da paz. Conhecia a língua e alguns costumes mohawk, possuía experiência direta da região e desejava colocar tudo isso a serviço de uma aproximação entre povos inimigos. Sua coragem não consistiu em ignorar os perigos, mas em não permitir que o sofrimento anterior tivesse a última palavra sobre sua vida.

Quantas vezes uma experiência dolorosa nos faz dizer: “Nunca mais quero ver aquele lugar”, “Nunca mais vou confiar em ninguém”, “Nunca mais vou tentar”? Isaac conhecia motivos muito mais graves para desistir. Entretanto, sua resposta foi outra: o sofrimento que havia suportado não era maior do que o amor que o impulsionava.

Referências: Dicionário Biográfico do Canadá; Répertoire du patrimoine culturel du Québec; Relações dos Jesuítas, 1644–1646.


6. A missão de paz e a última viagem


Em 1645 e 1646, começaram negociações de paz entre autoridades francesas, aliados indígenas e representantes mohawk. Isaac participou desse processo. Em maio de 1646, recebeu autorização para integrar uma missão diplomática ao território mohawk. Não se tratava apenas de uma viagem religiosa: ele foi também como embaixador da paz, procurando fortalecer acordos que poderiam reduzir os conflitos.

Durante essa viagem, atravessou lagos e rios da região. Ao passar por um grande lago, deu-lhe o nome de Lago do Santíssimo Sacramento, hoje conhecido como Lake George, no estado de Nova York. Era uma maneira de marcar aquele lugar com uma referência à Eucaristia, tão importante para sua vida.

A primeira missão daquele ano terminou, e Isaac retornou à região francesa. Entretanto, a paz permanecia frágil. Em algumas comunidades mohawk, epidemias e problemas nas colheitas aumentavam o medo e a desconfiança. Uma pequena caixa que Isaac havia deixado numa aldeia passou a ser interpretada por alguns como objeto de feitiçaria, associado às desgraças que estavam acontecendo. Na realidade, tratava-se de um mal-entendido alimentado pelas tensões da época.

Apesar do perigo crescente, Isaac recebeu autorização para uma nova viagem. Em 24 de setembro de 1646, partiu acompanhado do leigo francês Jean de La Lande. Dessa vez, pretendia permanecer entre os mohawk por mais tempo. Mas a recepção foi hostil. Os viajantes acabaram capturados, e Isaac compreendeu que sua vida estava novamente em risco.

Referências: Giguère, «Jogues, Isaac», Dicionário Biográfico do Canadá; Catholic Encyclopedia, «St. Isaac Jogues».


7. O martírio: voltou ao lugar onde havia sofrido


Em 18 de outubro de 1646, na aldeia mohawk de Ossernenon, Isaac Jogues foi morto com um golpe de machadinha na cabeça. Tinha apenas 39 anos. Jean de La Lande também foi assassinado, provavelmente no dia seguinte.

A morte ocorreu num contexto de conflitos políticos, guerras entre nações indígenas, alianças com os europeus, epidemias e acusações de feitiçaria. Por isso, é necessário cuidado para não transformar essa história numa condenação generalizada dos povos indígenas. Isaac foi morto por pessoas concretas, em circunstâncias históricas complexas. A Igreja o venera como mártir porque reconhece o testemunho de sua fé e de sua entrega missionária, levadas até a morte.

O que torna sua história especialmente comovente é que ele havia retornado voluntariamente à região onde fora torturado e mantido prisioneiro. Não voltou para se vingar. Não voltou para combater seus antigos captores. Voltou como sacerdote e participante de uma missão de paz, desejando continuar seu serviço.

Há uma diferença enorme entre esquecer o sofrimento e superá-lo pelo amor. Isaac certamente não havia esquecido suas feridas: bastava olhar para as próprias mãos. Mas elas já não eram apenas a lembrança da violência que sofrera. Eram também o sinal de uma vida que continuava sendo oferecida a Cristo.


8. O segredo de sua santidade: não deixar que a dor destrua o amor


A vida de São Isaac Jogues nos apresenta uma pergunta exigente: o que acontece dentro de nós quando alguém nos faz sofrer? Às vezes, uma humilhação, uma injustiça ou uma traição nos deixa tão feridos que começamos a desconfiar de todos. O coração se fecha. A pessoa pode passar anos revivendo a ofensa, alimentando ressentimentos e deixando que o passado determine suas escolhas.

Isaac nos mostra outro caminho. Isso não significa que devamos aceitar passivamente a violência, permanecer em situações abusivas ou voltar imprudentemente a lugares perigosos. Seu retorno foi uma decisão missionária excepcional, tomada no contexto de uma missão e com autorização de seus superiores. O que podemos aprender dele é algo mais profundo: mesmo depois de sofrer, o coração humano pode continuar livre para amar.

Suas mãos mutiladas recordavam-lhe tudo o que havia perdido. Mas ele não permitiu que a violência roubasse também sua esperança, sua fé e sua capacidade de servir. O homem que havia sido prisioneiro voltou como mensageiro de paz. O sacerdote que não conseguia celebrar a Missa recebeu novamente a Eucaristia em suas mãos feridas. O missionário que poderia ter desistido escolheu continuar.

São Isaac Jogues foi canonizado em 29 de junho de 1930, pelo Papa Pio XI, juntamente com outros sete mártires da América do Norte, entre eles René Goupil e Jean de La Lande. Sua morte ocorreu em 18 de outubro, embora a celebração litúrgica do grupo dos mártires seja realizada em 19 de outubro no calendário romano geral.

Sua história nos deixa uma mensagem que não deveríamos esquecer: a maior vitória sobre o mal não é devolver o sofrimento recebido, mas impedir que ele transforme nosso coração num coração incapaz de amar.


Referências históricas principais


  1. Isaac Jogues, cartas e relatos de 1643–1646, reunidos nas Jesuit Relations and Allied Documents, especialmente o relato de seu cativeiro e os escritos sobre René Goupil. Texto histórico disponível em Original Sources: Letter and Narrative of Father Isaac Jogues, 1643, 1645.

  2. Georges-Émile Giguère, «Jogues, Isaac», Dictionary of Canadian Biography, vol. I, University of Toronto/Université Laval: biografia histórica.

  3. Répertoire du patrimoine culturel du Québec, «Isaac Jogues»: registro biográfico.

  4. Catholic Encyclopedia, «St. Isaac Jogues»: verbete histórico.

  5. Vatican News, «Sts. John de Brébeuf and Isaac Jogues, priests and companions, Jesuits, Canadian Martyrs»: síntese hagiográfica.

Nota histórica: as descrições das torturas e do cativeiro estão documentadas nos relatos missionários da época, inclusive nos escritos do próprio Isaac. Como esses testemunhos foram produzidos num contexto de guerra e evangelização, devem ser lidos com atenção às perspectivas dos diferentes povos envolvidos. A frase atribuída a Urbano VIII é transmitida pela tradição biográfica e não foi aqui conferida diretamente num documento pontifício original.



bottom of page