
24 ott 2026
☀️ Santo do dia: SANTO ANTONIO MARIA CLARET
1. O menino que cresceu entre os teares
Antônio Maria Claret nasceu em 23 de dezembro de 1807, em Sallent, uma pequena cidade da Catalunha, na Espanha. Era o quinto de onze filhos de João Claret e Josefa Clarà. A família trabalhava na fabricação de tecidos, e o menino cresceu ouvindo o barulho dos teares. Desde cedo, precisou ajudar o pai na oficina. Aprendeu a trabalhar com as mãos, a lidar com fios e máquinas e a conhecer as exigências de uma profissão que precisava sustentar uma família numerosa.
A infância não foi tranquila. A Espanha atravessava os anos da invasão napoleônica, iniciada em 1808, e as consequências da guerra chegaram também à Catalunha. Antônio cresceu num ambiente de insegurança política e dificuldades econômicas. Sua família, entretanto, transmitiu-lhe uma sólida educação cristã. Desde pequeno, demonstrou especial devoção à Virgem Maria e à Eucaristia.
Na Autobiografia, Claret recorda uma experiência que o impressionava profundamente desde a infância: pensar na eternidade. Quando imaginava que uma pessoa pudesse perder-se para sempre, ficava angustiado. A ideia de que alguém pudesse afastar-se definitivamente de Deus despertava nele um desejo crescente de trabalhar pela salvação das almas.
Mas, durante a juventude, Antônio não pensava apenas em ser sacerdote. Gostava muito de sua profissão. Era inteligente, habilidoso e tinha verdadeiro entusiasmo pelo trabalho com tecidos.
Aos dezessete anos, foi enviado a Barcelona, um dos centros mais importantes da indústria têxtil espanhola, para aperfeiçoar seus conhecimentos. Ali estudou novas técnicas de fabricação e começou a destacar-se profissionalmente. Tudo indicava que poderia construir uma carreira promissora no setor.
Entretanto, a própria Autobiografia revela que esse período foi marcado por uma luta interior. Antônio estava cada vez mais envolvido com o trabalho, os projetos profissionais e o desejo de aperfeiçoar suas habilidades. Reconhecia que sua inteligência e sua dedicação estavam sendo absorvidas quase inteiramente pelos negócios.
Foi então que uma passagem do Evangelho começou a inquietá-lo profundamente:
“Que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida?” (Mc 8,36).
A pergunta não o abandonava. Antônio compreendeu que estava colocando todas as suas energias numa carreira que, embora honesta, não respondia ao chamado que percebia dentro de si.
Aos poucos, começou a pensar seriamente em abandonar a profissão para dedicar sua vida a Deus.
Referências: Santo Antônio Maria Claret, Autobiografia, primeira parte, capítulos sobre a infância, juventude e vocação; Missionários Claretianos, biografia oficial.
2. O jovem que queria ser cartuxo, depois jesuíta, mas acabou missionário
Em 1829, aos 21 anos, Antônio ingressou no seminário de Vic. Depois de vários anos de formação, foi ordenado sacerdote em 13 de junho de 1835.
Inicialmente, trabalhou em sua cidade natal. Mas seu coração desejava algo diferente: queria dedicar-se inteiramente à evangelização. Pensou em entrar na Cartuxa, atraído pela vida de silêncio e oração. Posteriormente, desejou tornar-se missionário em terras distantes.
Em 1839, viajou para Roma com a intenção de colocar-se à disposição da Congregação de Propaganda Fide, responsável pelas missões. Entretanto, as circunstâncias não permitiram que realizasse imediatamente esse projeto. Durante sua permanência em Roma, fez os Exercícios Espirituais sob a orientação de um jesuíta e decidiu ingressar na Companhia de Jesus.
Começou o noviciado, mas permaneceu ali apenas alguns meses. Problemas de saúde o obrigaram a interromper a experiência e retornar à Espanha.
Aparentemente, seus projetos fracassavam um após o outro: não se tornara cartuxo, não conseguira partir para as missões estrangeiras e não pudera permanecer entre os jesuítas.
Entretanto, foi justamente nesse momento que encontrou sua verdadeira missão.
De volta à Catalunha, começou a percorrer cidades e aldeias pregando missões populares. Não esperava que as pessoas viessem procurá-lo: ele próprio ia ao encontro delas.
Viajando frequentemente a pé, levando poucos pertences, visitava paróquias, pregava, atendia confissões, ensinava o catecismo e procurava despertar novamente a fé de comunidades que haviam passado por anos de guerras e conflitos políticos.
Seu modo de viver chamava a atenção. Não procurava comodidades, evitava gastos desnecessários e se dedicava intensamente à pregação. As multidões começaram a aumentar. Muitas vezes, as igrejas não eram suficientes para acolher todos os que desejavam ouvi-lo.
Durante esses anos, também realizou missões nas Ilhas Canárias, onde sua atividade deixou uma memória duradoura.
Claret explicava que o verdadeiro missionário precisava ser movido por uma força interior muito maior que o simples entusiasmo humano. Na Autobiografia, escreveu:
“A virtude de que mais necessita um missionário apostólico é o amor.” (Autobiografia, n. 438, tradução do original).
E acrescentou que, sem esse amor, todos os talentos de um pregador seriam insuficientes.
Referências: Autobiografia, especialmente nn. 438–444; Vatican News, Santo Antônio Maria Claret, 24 de outubro.
3. Um homem que queria incendiar o mundo com o amor de Deus
Antônio Maria Claret tinha uma maneira muito concreta de explicar o que deveria existir dentro do coração de um missionário. Ele havia conhecido o funcionamento das máquinas durante sua juventude e gostava de utilizar comparações tiradas da vida cotidiana.
Na Autobiografia, compara a caridade ao fogo que movimenta uma locomotiva ou um navio a vapor. Uma máquina pode ser enorme e perfeitamente construída, mas, sem o fogo que produz a energia necessária, permanece imóvel.
O mesmo acontece, dizia ele, com um sacerdote que possui estudos, conhecimentos e títulos, mas não tem amor.
“De que serve um sacerdote que terminou todos os seus estudos [...] se lhe falta o fogo do amor?” (Autobiografia, n. 441, tradução).
Claret não queria simplesmente formar pregadores capazes de falar bem. Queria homens interiormente transformados pelo amor de Cristo.
Em outra passagem, escreveu uma definição do missionário que se tornaria uma das expressões mais conhecidas de sua espiritualidade:
“Um Filho do Imaculado Coração de Maria é um homem que arde em caridade e que abrasa por onde passa.” (Autobiografia, n. 494, tradução).
Essa convicção não permaneceu apenas nos livros. Claret trabalhava incansavelmente. Pregava durante longas horas, atendia confissões, escrevia textos religiosos e procurava alcançar também as pessoas que não podiam participar das missões.
Por isso, desenvolveu um intenso apostolado por meio da imprensa. Publicava pequenos livros, folhetos e materiais catequéticos, procurando distribuí-los amplamente. Em 1848, colaborou na criação da Livraria Religiosa, em Barcelona, destinada à divulgação de obras de formação cristã.
Em 16 de julho de 1849, festa de Nossa Senhora do Carmo, reuniu-se com outros cinco sacerdotes em Vic e fundou a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, conhecidos atualmente como Missionários Claretianos.
Seu desejo era que aqueles homens continuassem a atividade missionária que ele próprio havia desenvolvido, levando a Palavra de Deus às comunidades mais necessitadas.
Mas, poucos meses depois, aconteceu algo inesperado: Antônio Maria Claret foi nomeado arcebispo de Santiago de Cuba.
A notícia mudou completamente seus planos.
Referências: Autobiografia, nn. 438–444 e 494; Missionários Claretianos, história da fundação da Congregação.
4. Cuba: um arcebispo que não ficava sentado no palácio
Em 1851, Claret chegou a Cuba, então território sob domínio espanhol. Encontrou uma arquidiocese extensa, com graves dificuldades pastorais. Muitas comunidades estavam há anos sem visitas regulares do bispo. Havia falta de sacerdotes, problemas de formação religiosa e grandes desigualdades sociais.
Claret começou imediatamente a trabalhar.
Em vez de permanecer no palácio episcopal, percorreu as paróquias e os povoados de sua arquidiocese. Pregava missões, visitava comunidades, administrava sacramentos e procurava reorganizar a vida religiosa.
Em aproximadamente seis anos, realizou diversas visitas pastorais por grande parte daquele imenso território. Enfrentou estradas difíceis, calor intenso, doenças e condições precárias de viagem.
Mas sua preocupação não se limitava à pregação. Claret percebeu que muitas pessoas viviam na pobreza e precisavam de ajuda concreta.
Promoveu iniciativas de educação, formação profissional e assistência social. Organizou uma caixa de poupança destinada a favorecer pessoas de poucos recursos e incentivou projetos agrícolas que procuravam melhorar as condições de vida das famílias pobres.
Também se preocupou com a situação dos escravizados. Cuba ainda mantinha a escravidão, e a economia da ilha dependia fortemente do trabalho escravo nas plantações. Claret denunciou abusos e defendeu a dignidade dos escravizados, embora sua atuação deva ser compreendida no contexto colonial da época, sem atribuir-lhe posições que os documentos não demonstram.
Sua intervenção em questões sociais e morais provocou resistências. Proprietários, comerciantes e outros grupos influentes passaram a considerá-lo uma ameaça a seus interesses.
Além disso, o arcebispo procurava corrigir situações que julgava incompatíveis com a vida cristã, incluindo irregularidades no clero e uniões familiares que não correspondiam às normas matrimoniais da Igreja.
Tudo isso lhe trouxe adversários.
Entretanto, as dificuldades não interromperam sua atividade. Em 1852, quando um terremoto atingiu Santiago de Cuba e, posteriormente, uma epidemia de cólera provocou numerosas mortes, Claret e seus colaboradores procuraram socorrer os atingidos.
A Autobiografia recorda esses acontecimentos, mostrando que a missão exigia não apenas pregar, mas também permanecer junto da população nos momentos de calamidade.
Em 1855, com Madre Maria Antônia París, fundou em Cuba a congregação das Religiosas de Maria Imaculada Missionárias Claretianas, dedicada à vida religiosa e à missão.
Mas, no ano seguinte, a perseguição contra ele chegaria ao extremo.
Referências: Autobiografia, nn. 529–537; Missionários Claretianos, biografia oficial; Vatican News, 24 de outubro.
5. O atentado de Holguín: um homem aproxima-se para beijar o anel do bispo
No início de 1856, Claret encontrava-se novamente em visita pastoral. Havia chegado à região de Holguín, no leste de Cuba.
Na Autobiografia, conta que, nos dias anteriores ao atentado, experimentava um desejo particularmente intenso de entregar sua vida por Jesus Cristo. Escreveu:
“Tinha grande fome e sede de padecer trabalhos e derramar meu sangue por Jesus e Maria.” (Autobiografia, n. 573, tradução).
Em 1º de fevereiro de 1856, depois de uma celebração religiosa, Claret saiu da igreja. Havia muitas pessoas reunidas para cumprimentá-lo.
Um homem chamado Antonio Abad Torres, conhecido como El Isleño, aproximou-se do arcebispo. Aparentemente, desejava beijar seu anel episcopal.
Quando Claret inclinou a cabeça, o homem sacou uma navalha e tentou atingir-lhe o pescoço.
O golpe, entretanto, atingiu o rosto do arcebispo, provocando um ferimento grave. A lâmina cortou sua face e também feriu seu braço. O sangue começou a escorrer, enquanto as pessoas ao redor procuravam socorrê-lo e prender o agressor.
Claret sobreviveu, mas a ferida deixou consequências duradouras.
O atentado não surgiu num ambiente de tranquilidade. O arcebispo vinha sofrendo ameaças, calúnias e oposição por causa de suas atividades pastorais. As investigações apontaram a existência de uma conspiração, embora nem todos os detalhes sobre seus responsáveis possam ser estabelecidos com a mesma segurança.
O próprio Claret descreveu o atentado em sua Autobiografia, nos números 573–584.
Mas o episódio mais impressionante aconteceu depois.
6. O bispo que pediu perdão para seu assassino
Antonio Abad Torres foi preso e levado a julgamento. O tribunal o condenou à morte.
Quando Claret soube da sentença, procurou impedir a execução.
Na Autobiografia, escreveu:
“O assassino foi preso, processado e condenado à morte pelo juiz, apesar de eu ter declarado que o perdoava como cristão, sacerdote e arcebispo.” (Autobiografia, n. 583, tradução).
O arcebispo não se limitou a dizer que perdoava o agressor. Interveio concretamente para salvar sua vida.
O capitão-general de Cuba, José de la Concha, foi procurá-lo para tratar do caso. Claret insistiu para que a pena fosse comutada e para que o homem fosse retirado da ilha, pois temia que a população tentasse matá-lo.
Chegou a oferecer dinheiro para custear sua deportação à ilha de Tenerife, nas Canárias, de onde o agressor era originário.
O homem que havia tentado cortar-lhe o pescoço agora recebia a ajuda da própria vítima.
Esse episódio não depende apenas de uma tradição posterior. É narrado pelo próprio Claret em sua Autobiografia, constituindo um dos testemunhos mais importantes de sua vida.
O atentado deixou uma cicatriz em seu rosto, mas não interrompeu sua missão. Depois de recuperar-se, continuou suas atividades pastorais em Cuba.
Referências: Autobiografia, nn. 573–584; Missionários Claretianos, “Atentado contra el P. Claret en Holguín”, 1º de fevereiro.
7. Da missão em Cuba ao palácio real da Espanha
Em 1857, Claret recebeu uma convocação inesperada: a rainha Isabel II da Espanha desejava que ele retornasse ao país para tornar-se seu confessor.
Para um homem que gostava de percorrer estradas, pregar nas aldeias e trabalhar diretamente com o povo, a mudança era enorme.
Claret aceitou a missão, mas procurou conservar sua liberdade pastoral. Não queria transformar-se num cortesão preocupado com privilégios e cerimônias.
Durante os anos em Madri, continuou pregando, escrevendo e apoiando obras religiosas. Também exerceu responsabilidades ligadas à formação do clero e à vida eclesiástica.
Sua proximidade com a monarquia, entretanto, tornou-o alvo de críticas e ataques políticos. A Espanha atravessava um período de intensos conflitos entre diferentes correntes políticas, e a figura do confessor da rainha estava inevitavelmente exposta às disputas da corte.
Claret sofreu numerosas acusações e campanhas de difamação. Algumas publicações procuravam ridicularizá-lo ou comprometer sua reputação.
Mesmo assim, continuou sua atividade religiosa e procurou manter contato com os missionários da congregação que havia fundado.
Em 1868, uma revolução derrubou Isabel II. A rainha deixou a Espanha e partiu para o exílio na França. Claret também precisou abandonar o país.
Aquele homem que havia sido perseguido em Cuba agora enfrentava uma nova etapa de insegurança e afastamento de sua terra natal.
Referências: Autobiografia, partes relativas ao período em Madri; Missionários Claretianos, biografia oficial.
8. O último exílio e a morte no mosteiro
Depois da revolução espanhola, Claret passou a viver entre a França e Roma. Em 1869, participou do Concílio Vaticano I, no qual defendeu a doutrina da infalibilidade pontifícia, posteriormente definida pelo Concílio em 1870.
Sua saúde, entretanto, estava cada vez mais debilitada. Os anos de trabalho intenso, as viagens e as perseguições haviam deixado marcas.
Em 1870, diante de novas pressões políticas, refugiou-se na abadia cisterciense de Fontfroide, próxima de Narbonne, no sul da França.
Ali passou os últimos meses de vida, longe da Espanha e da congregação que havia fundado.
Morreu em 24 de outubro de 1870, aos 62 anos.
O antigo tecelão de Sallent, que havia sonhado com uma carreira na indústria têxtil, terminava seus dias como bispo exilado, acolhido por monges num mosteiro francês.
Foi beatificado em 1934, pelo Papa Pio XI, e canonizado em 8 de maio de 1950, pelo Papa Pio XII.
Sua memória litúrgica é celebrada em 24 de outubro.
Na Autobiografia, Antônio Maria Claret havia deixado uma descrição do missionário que desejava formar:
“Nada o atemoriza; alegra-se nas privações, enfrenta os trabalhos, abraça os sacrifícios, sorri diante das calúnias e alegra-se nos tormentos.” (Autobiografia, n. 494, tradução).
Essas palavras foram escritas muito antes de sua morte. Entretanto, quando observamos sua vida — as longas viagens missionárias, as dificuldades em Cuba, o atentado, as perseguições e o exílio —, compreendemos por que ele insistia tanto que a missão cristã precisava nascer de um amor capaz de enfrentar o sofrimento.
Fontes e referências
Fonte principal: Santo Antônio Maria Claret, Autobiografia, especialmente nn. 438–444 (o amor como força do missionário), n. 494 (definição do missionário), nn. 529–537 (calamidades em Cuba) e nn. 573–584 (atentado de Holguín e perdão ao agressor).
Missionários Claretianos: Santo Antônio Maria Claret, biografia oficial; Atentado contra el P. Claret en Holguín, estudo histórico publicado pela Congregação.
Vatican News: Santo Antônio Maria Claret, bispo e fundador, 24 de outubro.
Pio XII: Homilia na canonização de Santo Antônio Maria Claret, 8 de maio de 1950.
Observação sobre as citações: As palavras de Claret foram traduzidas para o português a partir das versões de sua Autobiografia disponibilizadas pela Congregação Claretiana. A numeração dos parágrafos foi conservada para facilitar a conferência do texto original.