
1 ott 2026
☀️ Santo do dia: Santa Teresa do Menino Jesus
A pequena que quis amar Jesus com um coração sem medida
Uma infância cercada de amor
Teresa Martin nasceu em 2 de janeiro de 1873, em Alençon, na França, última dos nove filhos de Luís Martin e Zélia Guérin. Quatro crianças do casal morreram muito pequenas; sobreviveram cinco filhas: Maria, Paulina, Leônia, Celina e Teresa. A casa dos Martin era profundamente cristã: trabalho, oração, Missa, leitura, passeios, brincadeiras e uma grande ternura familiar faziam parte da vida cotidiana. Luís era relojoeiro e joalheiro; Zélia dirigia uma conhecida oficina de rendas. Muito mais tarde, em 2015, os dois seriam canonizados juntos. Teresa cresceu, portanto, numa verdadeira escola doméstica de fé. Era uma menina inteligente, afetuosa e extremamente sensível, muito ligada aos pais e às irmãs. João Paulo II descreveu sua formação familiar como ao mesmo tempo “exigente e repleta de ternura”. Essa sensibilidade seria uma das grandes riquezas de sua personalidade, mas também a faria sofrer profundamente quando, ainda muito pequena, começou a experimentar a separação e a morte.
Em 28 de agosto de 1877, quando Teresa tinha apenas quatro anos e meio, Zélia morreu de câncer. A família deixou Alençon e mudou-se para Lisieux, instalando-se em Les Buissonnets. Teresa escolheu então sua irmã Paulina para ocupar, de alguma maneira, o lugar materno e passou a considerá-la sua “segunda mãe”. Seu pai, Luís, cercava-a de enorme carinho e chamava-a de sua “pequena rainha”. A própria Teresa percebeu posteriormente que a morte da mãe dividira sua infância em duas partes. Depois daquela perda tornou-se muito mais tímida, impressionável e emocionalmente vulnerável. A futura mestra da confiança começou sua caminhada conhecendo muito cedo a experiência da perda.
Quando sua segunda mãe também foi embora
Em 1882, aconteceu uma nova separação: Paulina entrou para o Carmelo de Lisieux. Teresa tinha nove anos. Para aquela menina que perdera a mãe aos quatro anos e meio e fizera de Paulina sua nova referência materna, a partida foi um golpe profundo. Nos meses seguintes começaram dores de cabeça, insônia, falta de apetite e mudanças de comportamento. Na primavera de 1883, aos dez anos, seu estado agravou-se: apareceram tremores, crises de terror, grande fraqueza e percepções assustadoras. A doença preocupou seriamente a família e o médico que a acompanhava.
A psiquiatra Dra. Marie-Dominique Fouqueray, estudando posteriormente essa “estranha doença” a partir dos relatos conservados no Manuscrito A, relacionou o episódio às sucessivas perdas afetivas sofridas pela menina. Em sua análise, a morte da mãe constituiu um primeiro grande trauma e a partida de Paulina reativou a experiência da separação; Fouqueray interpreta o quadro em relação ao estresse pós-traumático e identifica também manifestações de caráter dissociativo. Essa leitura ajuda a perceber a gravidade daquilo que Teresa atravessou. A futura Doutora da Igreja conheceu desde menina uma profunda fragilidade psíquica e afetiva. Sua espiritualidade da confiança amadureceria dentro dessa história concreta de perda, medo e necessidade de segurança.
No domingo de Pentecostes, 13 de maio de 1883, durante aquele período de doença, suas irmãs rezaram diante da imagem de Nossa Senhora colocada junto ao leito. Teresa voltou os olhos para Maria e viveu uma experiência que jamais esqueceria: “A Santíssima Virgem sorriu para mim.” A grave crise terminou. João Paulo II recordaria expressamente que, no Pentecostes de 1883, Teresa recebeu pela intercessão de Nossa Senhora das Vitórias a graça da cura daquela grave enfermidade. Permaneceu nela, porém, uma acentuada hipersensibilidade emocional. A menina estava curada daquela crise, mas ainda precisaria amadurecer interiormente.
“Foi o primeiro beijo de Jesus à minha alma”
No dia 8 de maio de 1884, aos onze anos, Teresa fez sua Primeira Comunhão. Esperava aquele momento havia anos. Durante a preparação multiplicou orações, pequenas renúncias e atos de amor, imaginando-os como flores com as quais preparava seu coração para Jesus. Quando finalmente recebeu a Eucaristia, encontrou uma expressão extraordinariamente terna para explicar aquilo que vivera: “Ah! como foi doce o primeiro beijo de Jesus à minha alma!” E acrescentou: “Foi um beijo de amor; eu me sentia amada.” Sua resposta interior foi igualmente simples: “Eu vos amo, eu me dou a vós para sempre.”
Teresa chegou a falar de uma verdadeira “fusão” entre Jesus e sua pequena alma. Comparou-se a uma gota de água que se perde no oceano. A imagem já contém algo da futura “pequena via”: a gota não precisa transformar-se em oceano pelas próprias forças; precisa deixar-se mergulhar nele. Antes de aprender tudo aquilo que deveria fazer por Deus, Teresa descobria uma realidade fundamental: era amada por Ele. Poucas semanas depois, em 14 de junho de 1884, recebeu a Crisma. Sua vida espiritual crescia rapidamente, embora sua sensibilidade continuasse frágil. Podia viver experiências profundas de união com Jesus e, ao mesmo tempo, chorar diante de pequenas contrariedades. Dois anos e meio depois, uma pequena cena familiar mudaria profundamente essa situação.
A noite de Natal que mudou tudo
Era o Natal de 1886. Teresa tinha treze anos. Na família Martin havia um costume que ela adorava desde pequena: depois da Missa da meia-noite, deixava seus sapatos junto à lareira, onde encontraria pequenos presentes. Naquela noite, Luís voltou cansado da Missa e, ao perceber que Teresa ainda esperava a antiga brincadeira infantil, manifestou seu cansaço diante da continuação daquele costume. Teresa ouviu. Seus olhos encheram-se de lágrimas. Celina percebeu imediatamente o que estava acontecendo e esperou a reação habitual da irmã.
Mas Teresa conteve as lágrimas, desceu alegremente e recebeu seus presentes com tanta felicidade que o próprio Luís recuperou a alegria. Mais tarde reconheceria naquele instante uma ação extraordinária de Jesus: “Jesus me tornou forte e corajosa.” Chamou aquele Natal de sua “completa conversão” e afirmou que começou então uma “corrida de gigante”. A menina que desde a morte da mãe permanecera tão vulnerável às próprias emoções começava a adquirir uma liberdade nova: sair de si mesma para amar. A mudança teve imediatamente uma consequência apostólica. Teresa sentiu nascer uma enorme sede pela salvação dos outros.
Pouco depois, contemplando uma imagem de Jesus crucificado, viu uma das mãos de Cristo desprendida da cruz e o sangue caindo sem que ninguém parecesse recolhê-lo. Aquela imagem atingiu-a profundamente. Teresa decidiu permanecer espiritualmente aos pés da Cruz, recolhendo o Sangue de Cristo para oferecê-lo pelas almas. O “Tenho sede” de Jesus adquiriu para ela um sentido novo: Cristo tinha sede de amor e da salvação dos homens. A graça recebida no Natal começava a transformar sua enorme sensibilidade em zelo apostólico.
Pranzini: o primeiro filho de Teresa
Naquele período, os jornais franceses falavam de Henri Pranzini, condenado à guilhotina por um triplo assassinato. As notícias apresentavam-no caminhando para a morte sem demonstrar arrependimento. Teresa tinha apenas quatorze anos, mas decidiu lutar espiritualmente por aquele homem. Ela própria conta que empregou “todos os meios espirituais imagináveis”. Rezou, ofereceu pequenos sacrifícios e, consciente de que suas próprias obras nada poderiam por si mesmas, colocou diante de Deus os méritos infinitos de Jesus Cristo e os tesouros da Igreja. Era algo muito íntimo. Teresa confiou seu propósito a Celina, que entrou naquele segredo de oração, e pediu também que fosse celebrada uma Missa pela conversão de Pranzini.
Sua confiança chegou ainda mais longe. Teresa estava convencida da misericórdia de Deus e decidiu acreditar na salvação daquele homem mesmo que ele morresse sem manifestar exteriormente qualquer arrependimento. Ainda assim, como aquele era seu primeiro grande combate pelas almas, pediu a Deus um pequeno sinal. Pranzini foi guilhotinado em Paris em 31 de agosto de 1887. No dia seguinte, Teresa procurou ansiosamente no jornal a notícia da execução. Segundo o relato que leu, quando já estava diante da guilhotina, Pranzini voltou-se para o sacerdote que o acompanhava, tomou o crucifixo que lhe era apresentado e beijou-o antes de morrer. Teresa ficou profundamente comovida: “Minha oração foi atendida ao pé da letra!” A partir daquele momento passou a chamar Pranzini de seu “primeiro filho”.
O episódio revela a transformação que estava acontecendo dentro dela. A mesma menina que durante anos sofrera tão intensamente por suas próprias emoções agora era capaz de sofrer pela salvação de um homem que jamais conhecera. Sua sensibilidade não desaparecera; estava sendo transformada em amor apostólico. Pranzini tornou-se o primeiro rosto concreto de uma maternidade espiritual que depois abraçaria o mundo inteiro.
Uma adolescente diante do Papa
Nesse mesmo ano de 1887, o desejo de entregar-se completamente a Deus tornou-se irresistível. Teresa queria entrar no Carmelo de Lisieux, onde já estavam Paulina e Maria, e queria entrar imediatamente. Tinha apenas quatorze anos. O superior eclesiástico não autorizou. Teresa procurou então o bispo. Como a resposta ainda demorava, surgiu uma possibilidade extraordinária: uma peregrinação diocesana à Itália. Teresa percebeu que poderia apresentar seu pedido ao próprio Papa.
Em 20 de novembro de 1887, durante uma audiência com Leão XIII, havia orientação para que os peregrinos não prolongassem a conversa. Teresa, porém, ajoelhou-se diante do Papa e pediu autorização para entrar no Carmelo aos quinze anos. Leão XIII respondeu que deveria obedecer aos superiores e que entraria se Deus quisesse. João Paulo II chamou aquele gesto de uma atitude de “filial audácia”. Teresa teve de esperar. Era uma escola prática daquilo que posteriormente ensinaria: desejar com todas as forças e, ao mesmo tempo, entregar a Deus aquilo que não podia controlar.
Finalmente chegou a autorização. Em 9 de abril de 1888, com apenas quinze anos, Teresa entrou no Carmelo de Lisieux. Recebeu o hábito em 10 de janeiro de 1889 e fez sua profissão religiosa em 8 de setembro de 1890, aos dezessete anos. Seu nome religioso exprimia já todo um programa: Irmã Teresa do Menino Jesus e da Santa Face. O Menino Jesus mostrava-lhe a pequenez, a confiança e o abandono; a Santa Face conduziria Teresa ao mistério de Cristo humilhado e sofredor.
O Carmelo: aprender a amar nas pequenas coisas
A vida cotidiana no Carmelo era feita de oração, silêncio, trabalhos domésticos, horários rigorosos e convivência diária com irmãs de temperamentos muito diferentes. Foi ali que Teresa começou a compreender que a santidade podia crescer através de coisas aparentemente insignificantes: realizar bem um trabalho escondido, oferecer uma contrariedade, evitar uma resposta áspera, sorrir quando estava cansada, ajudar uma irmã e tratar com especial caridade justamente aquela por quem não sentia simpatia natural. Seu campo de missão podia caber dentro de um corredor de convento. O valor de uma ação não dependia de seu tamanho exterior, mas do amor colocado nela.
Enquanto Teresa avançava na vida religiosa, seu amado pai começou a sofrer uma grave enfermidade. Luís Martin chegou a ser internado no Bon Sauveur de Caen e atravessou anos dolorosos de declínio. Para a filha que fora sua “pequena rainha”, aquele sofrimento foi uma cruz enorme. Luís morreu em 29 de julho de 1894. Teresa aprofundou nesse sofrimento a outra parte de seu nome religioso: a Santa Face de Jesus, o rosto de Cristo humilhado e sofredor. O sofrimento do pai ajudou-a a penetrar mais profundamente no mistério de um amor escondido, oferecido e provado pela dor.
Queria ser uma grande santa, mas sentia-se pequena demais
Foi dentro dessa vida escondida que amadureceu uma das maiores descobertas de Teresa. Ela queria ser santa. E queria verdadeiramente ser uma grande santa. Quando contemplava os grandes santos, porém, percebia uma distância enorme entre eles e aquilo que encontrava dentro de si. Os santos pareciam-lhe montanhas altíssimas; diante deles, Teresa sentia-se como um pequeno grão de areia. O problema era profundo: seus desejos eram enormes, mas suas forças pareciam pequenas.
Poderia ter resolvido essa tensão diminuindo seus desejos: “Uma grande santidade não é para mim.” Teresa não fez isso. Poderia também tentar convencer-se de que possuía forças que não tinha. Também não fez isso. Não negou sua fraqueza e não diminuiu seu desejo. Continuou querendo o cume. Mudou apenas a pergunta: como uma alma tão pequena poderia chegar tão alto?
Teresa percebia que não conseguia subir aquilo que chamou de “a rude escada da perfeição”. Ao olhar para si mesma encontrava limites, fraquezas e uma enorme desproporção entre seus desejos e suas forças. Mas não concluiu: “Sou pequena demais para ser santa.” Sua descoberta foi muito mais profunda: “Sou pequena demais para chegar sozinha à santidade.” Se não podia subir por suas próprias forças, talvez existisse outra maneira de chegar ao alto.
O elevador para o Céu
Teresa viveu no final do século XIX, quando os elevadores começavam a aparecer nos edifícios modernos. Aquela novidade forneceu-lhe uma imagem genial. Uma criança pequena pode não conseguir subir uma grande escada porque suas pernas são curtas demais. Mas, se existir um elevador, ela pode chegar ao alto sem precisar transformar-se primeiro numa pessoa grande. Teresa percebeu que precisava encontrar seu elevador espiritual.
Começou então a procurar nas Sagradas Escrituras textos nos quais Deus chamava os pequenos, acolhia os fracos e os carregava com ternura. E encontrou a resposta: “O elevador que deve elevar-me até ao Céu são os vossos braços, ó Jesus!” Teresa não precisava esperar tornar-se grande para aproximar-se de Deus. Podia reconhecer-se pequena e deixar-se levantar por Jesus.
Aqui está o coração de sua “pequena via”. Teresa nunca pensou: “Como sou pequena, Deus não espera muito de mim.” Sua descoberta era quase o contrário: “Sou pequena, mas Deus colocou dentro de mim desejos imensos; portanto confiarei que Ele pode realizar em mim aquilo que sozinha jamais conseguiria.” A pequena via não diminui a meta; muda o modo de chegar à meta. Teresa continua olhando para a montanha. Continua querendo o cume. Continua querendo ser santa. Mas já não deposita sua esperança na força das próprias pernas. Os braços de Jesus são mais fortes do que suas pernas.
Quando a fraqueza se transforma em confiança
A partir dessa descoberta, suas próprias fraquezas adquiriram um significado novo. Teresa podia perceber seus limites, cair, experimentar sua incapacidade e recomeçar. Cada descoberta de sua pobreza podia tornar-se uma nova ocasião para confiar. Isso não significava acomodar-se à fraqueza. Teresa continuava lutando, corrigindo-se, oferecendo pequenas renúncias e procurando amar cada vez mais. O que desaparecia era a pretensão de construir sozinha uma perfeição capaz de conquistar Deus.
A fraqueza dizia: “Sozinha não consigo.” A confiança respondia: “Então deixarei Jesus me carregar.” Por isso sua humildade não terminou em desânimo, mas em abandono. A pequena via não era uma santidade menor destinada aos incapazes de grandes feitos. Era uma maneira radical de compreender a graça: Deus não ama Teresa porque ela conseguiu tornar-se grande; é o amor de Deus que pode tornar grande aquilo que é pequeno.
Quanto mais Teresa compreendia sua pequenez, maiores se tornavam seus desejos. Queria ser missionária, apóstola, mártir, anunciar Cristo por toda a terra e participar de muitas vocações diferentes dentro da Igreja. A pequena que reconhecia não conseguir subir sozinha a escada da perfeição queria, paradoxalmente, tudo.
“No coração da Igreja, eu serei o Amor”
Teresa encontrou a resposta para esses desejos meditando os capítulos 12 e 13 da Primeira Carta aos Coríntios. A Igreja possuía muitos membros e muitas vocações, mas precisava de um coração. E nesse coração deveria estar o amor. Então compreendeu sua própria vocação: “No coração da Igreja, minha Mãe, eu serei o Amor.”
A pequena que não podia fazer tudo descobriu que, pelo amor, poderia estar presente em tudo. Começou a acompanhar espiritualmente sacerdotes missionários, oferecendo por eles oração e sacrifícios e mantendo correspondência com alguns deles. Desejou inclusive partir para um Carmelo missionário na Ásia, mas sua saúde tornou impossível esse projeto. Depois de sua morte aconteceria um dos grandes paradoxos de sua história: em 1927, Pio XI proclamou-a, juntamente com São Francisco Xavier, Padroeira das Missões. Francisco Xavier percorrera milhares de quilômetros anunciando Cristo. Teresa praticamente não saíra do Carmelo. A Igreja colocou os dois lado a lado. Ela havia compreendido que a missão não é sustentada somente pelos pés daqueles que atravessam oceanos, mas também pelo coração daqueles que rezam, oferecem e amam.
Uma irmã colocou uma caneta em suas mãos
Teresa nunca decidiu escrever um grande tratado espiritual. Em 1895, a pedido de sua irmã Paulina, então Madre Inês de Jesus, começou a escrever suas recordações. Outros manuscritos nasceram posteriormente. Depois de sua morte, esses textos seriam publicados sob o título História de uma Alma. A jovem que não frequentara uma faculdade de Teologia começava, sem saber, a escrever páginas que atravessariam o mundo. Sua grande escola fora a Sagrada Escritura, a liturgia, a tradição carmelitana, a Imitação de Cristo e especialmente São João da Cruz.
Teresa desejava também que sua missão continuasse depois da morte. Falava de continuar trabalhando pelas almas e daquilo que posteriormente seria conhecido como sua “chuva de rosas”. As rosas que a iconografia colocaria em seus braços representam essa convicção: chegar ao céu não significaria deixar de amar aqueles que permaneciam na terra. Pouco antes de morrer escreveu ao padre Maurice Bellière, um de seus irmãos espirituais: “Eu não morro, entro na vida.”
Quando desapareceu toda consolação
Na noite entre a Quinta-feira e a Sexta-feira Santa de 1896, Teresa percebeu sangue em sua boca. Era a tuberculose. Tinha apenas vinte e três anos. Vieram febres, tosse, hemorragias, fraqueza e dores cada vez maiores. Seu corpo começou a deteriorar-se rapidamente. Ao mesmo tempo abriu-se uma provação ainda mais profunda. Teresa, que durante anos falara com tanta alegria do céu, entrou numa dolorosa provação da fé e da esperança. A jovem que ensinava a confiança teria de viver aquilo que ensinava justamente quando quase toda consolação desaparecesse.
Nos últimos meses de sua vida, a realidade do céu, que anteriormente lhe parecera tão próxima, ficou envolvida por tentações e dúvidas. Teresa sentiu-se espiritualmente colocada junto daqueles que não conseguem crer. Sua confiança não nasceu, portanto, da ausência de escuridão: tornou-se mais pura dentro da escuridão. Continuou escolhendo Deus quando já não sentia a consolação que anteriormente acompanhara sua fé. E aqui a imagem do elevador alcança sua profundidade máxima. Quando Teresa já não podia subir, quando a doença lhe retirava as forças e quando interiormente parecia caminhar no escuro, restava aquilo que havia descoberto: deixar-se carregar.
Com as mãos vazias
A doença foi retirando de Teresa quase tudo aquilo que ainda podia fazer. Tornou-se progressivamente dependente das outras irmãs. Sua espiritualidade chegava ao ponto decisivo: apresentar-se diante de Deus não apoiada na quantidade das próprias obras, mas na misericórdia divina. Quanto menos podia, mais confiava. Quanto mais pobre se percebia, mais se abandonava. A pequena via não terminava numa demonstração de força, mas numa entrega.
É por isso que uma frase sua escolhida pelo Papa Francisco resume tão bem o coração de sua doutrina: “É a confiança e nada mais que a confiança que deve conduzir-nos ao Amor.” A confiança não era um detalhe da espiritualidade de Teresa. Era o elevador.
Em julho de 1897, Teresa foi definitivamente transferida para a enfermaria. A tuberculose destruía seus pulmões e respirar tornava-se cada vez mais doloroso. Tinha apenas vinte e quatro anos. Na tarde de 30 de setembro de 1897, depois de uma longa agonia, pronunciou suas últimas palavras: “Meu Deus... eu vos amo!” João Paulo II chamou essas palavras de “sigilo da sua existência”. E Teresa morreu.
A pequena que começou a percorrer o mundo
Em 1898, História de uma Alma foi publicada e começou a circular rapidamente. Pessoas muito diferentes encontravam naquela jovem carmelita algo extraordinariamente próximo: alguém que conhecera perda, fragilidade, sofrimento, doença e escuridão e descobrira, dentro de tudo isso, um caminho de confiança. A Igreja reconheceu rapidamente sua santidade. Pio XI beatificou-a em 1923 e canonizou-a em 17 de maio de 1925. Em 1927, proclamou-a Padroeira das Missões juntamente com São Francisco Xavier.
Em 19 de outubro de 1997, no centenário de sua morte, São João Paulo II proclamou Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face Doutora da Igreja Universal. A menina que se sentira como um pequeno grão de areia diante das grandes “montanhas” da santidade acabava colocada pela própria Igreja entre seus grandes mestres espirituais. João Paulo II chamou aquilo que ela aprendera de “ciência do amor”.
Toda a sua vida parece então formar uma única história. A menina que perdera a mãe procurou segurança. A criança que atravessara uma grave crise psicológica experimentou sua própria fragilidade. Na Primeira Comunhão descobriu: “Eu me sentia amada.” No Natal de 1886 começou a sair de si mesma. Diante do Sangue de Jesus nasceu nela a sede pelas almas. Rezando por Pranzini descobriu sua maternidade espiritual. No Carmelo aprendeu que pequenos atos podiam conter um amor enorme. Diante dos grandes santos percebeu que suas forças eram pequenas demais para subir sozinha a montanha e encontrou seu elevador: os braços de Jesus. Quando desejou todas as vocações, encontrou finalmente seu lugar: “No coração da Igreja, minha Mãe, eu serei o Amor.” E quando a tuberculose e a noite da fé lhe retiraram quase tudo, permaneceu aquilo que aprendera desde menina: deixar-se amar, deixar-se carregar e responder ao Amor com amor.
Teresa viveu apenas vinte e quatro anos. Passou nove deles escondida num Carmelo. Nunca chegou às terras de missão que tanto desejava conhecer. Hoje é Padroeira das Missões e Doutora da Igreja. Teresa não diminuiu a montanha porque suas pernas eram pequenas. Continuou desejando o cume e descobriu que os braços de Jesus eram mais fortes do que suas pernas. Aceitou ser pequena, mas nunca aceitou amar pouco.
Fontes e documentação histórica
A fonte fundamental são os próprios escritos de Santa Teresa do Menino Jesus, especialmente os Manuscritos autobiográficos A, B e C, posteriormente publicados em História de uma Alma, além de suas cartas, poesias e últimas conversas. O Manuscrito A é particularmente importante para sua infância, a doença de 1883, a Primeira Comunhão, a conversão do Natal de 1886 e a história de Pranzini. Os Arquivos do Carmelo de Lisieux conservam essa documentação e os testemunhos dos processos de beatificação e canonização, além de estudos especializados, entre eles a análise da psiquiatra Marie-Dominique Fouqueray sobre a doença de Teresa aos dez anos. Para a compreensão de sua doutrina pela Igreja é fundamental São João Paulo II, Carta Apostólica Divini Amoris Scientia, de 19 de outubro de 1997, que apresenta sua vida, sua relação com a Escritura, a pequena via, a vocação ao amor e aquela “ciência do amor” que fundamentou sua proclamação como Doutora da Igreja. A trajetória de seu reconhecimento eclesial foi extraordinária: beatificada em 1923, canonizada em 1925, proclamada Padroeira das Missões em 1927 e Doutora da Igreja em 1997. A menina que aos onze anos dizia diante da Eucaristia “eu me sentia amada”, aos quatorze lutava pela salvação de Pranzini e, aos vinte e quatro, morreu dizendo “Meu Deus... eu vos amo!” Entre essas duas declarações está praticamente toda a sua pequena via: receber o Amor, confiar no Amor e deixar que o Amor faça grande aquilo que é pequeno.