
16 ott 2026
☀️ Santo do dia: SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE
1. UMA MENINA QUE QUERIA PERTENCER A JESUS
Santa Margarida Maria Alacoque nasceu em 22 de julho de 1647, em Verosvres, na França, numa família de sete filhos. Seu pai, Claude Alacoque, era tabelião, e sua mãe chamava-se Philiberte Lamyn. Desde pequena, Margarida demonstrou uma atração muito forte por Jesus e pela oração. Ela mesma conta em sua Autobiografia que, ainda criança, durante a Santa Missa, no momento da elevação da Hóstia, sentiu-se impulsionada a fazer uma promessa extraordinária: “Ó meu Deus, eu vos consagro minha pureza e faço voto de castidade perpétua.” Reconheceria depois que, naquela idade, nem sequer compreendia plenamente o significado das palavras “voto” e “castidade”. Mas já existia dentro dela um grande desejo de pertencer inteiramente a Deus.
Recordando aqueles primeiros anos, Margarida dirige-se a Jesus com palavras cheias de amor: “Ó meu único Amor! Quanto Vos devo! Desde meus primeiros anos, Vós me prevenistes com vossa graça e Vos tornastes Senhor e possuidor do meu coração, embora soubésseis muito bem quanta resistência ele Vos ofereceria.” (Autobiografia, relato da infância; tradução do sentido).
Sua infância, entretanto, foi marcada por sofrimentos. O pai morreu quando ela tinha aproximadamente oito anos, e a família enfrentou dificuldades econômicas e conflitos domésticos. Margarida passou algum tempo num internato religioso, mas uma doença grave obrigou-a a regressar à casa materna. Durante anos sofreu com problemas de saúde. Segundo seu próprio relato, depois de recorrer à Virgem Maria, recuperou-se e renovou o desejo de consagrar-se a Deus.
2. UMA JOVEM QUE GOSTAVA DE FESTAS, ENFEITES E DIVERTIMENTOS
Entretanto, Margarida cresceu, e seu coração começou a sentir outras atrações. Depois de uma longa enfermidade, recuperou a saúde e voltou a desfrutar da liberdade de uma jovem de sua idade. Em sua autobiografia, reconhece que, nessa fase, começou a procurar prazeres e divertimentos, deixando em segundo plano a promessa que fizera na infância: “Depois que recuperei a saúde, só pensava em procurar prazeres e aproveitar minha liberdade, sem me preocupar muito em cumprir minha promessa.”
Tinha aproximadamente dezessete anos quando sua família começou a pensar seriamente em seu casamento. Sua mãe desejava vê-la bem estabelecida, e Margarida, que a amava profundamente, começou a considerar essa possibilidade. Foi então que descobriu como era agradável ser admirada, vestir-se bem, participar de festas e divertir-se com outras pessoas.
Ela reconhece em sua autobiografia que começou a frequentar a sociedade, a enfeitar-se para agradar e a procurar divertimentos. Também confessa que se deixou atrair pela vaidade e pelo afeto das pessoas, imaginando que o carinho de sua mãe e de seus irmãos lhe permitiria aproveitar livremente aquelas alegrias.
Não estamos falando de uma jovem entregue a grandes escândalos, mas de uma moça que gostava de se divertir e de agradar aos outros. Margarida reconhece que tinha uma inclinação natural para essas satisfações.
Há um episódio particularmente interessante: durante o Carnaval, chegou a usar uma máscara para participar das diversões e agradar aos irmãos. Também frequentou bailes e reuniões sociais. Mais tarde, recordaria esses acontecimentos com arrependimento, especialmente sua preocupação em usar roupas e enfeites para atrair a admiração dos outros.
É importante compreender que esse julgamento severo pertence à própria consciência religiosa de Margarida. O problema não era simplesmente vestir-se bem ou participar de uma festa. O problema era que ela sentia um chamado à consagração e continuava adiando a resposta, atraída pelo desejo de agradar às pessoas, pelas diversões e pela possibilidade de uma vida diferente daquela que acreditava que Jesus lhe pedia.
O mais impressionante é que Margarida não conseguia simplesmente esquecer Jesus enquanto se divertia. Ela conta que, mesmo no meio das companhias e dos divertimentos, sentia novamente a força daquele amor que a chamava. Em uma passagem de sua autobiografia, descreve esse amor divino como flechas ardentes que atravessavam seu coração e pareciam consumi-lo inteiramente. Margarida tentava resistir ao chamado que sentia, mas não conseguia encontrar paz. Em alguns momentos se arrependia, procurava intensificar suas penitências e prometia mudar. Depois, porém, acabava retornando às mesmas vaidades e oferecendo novamente resistência.
A luta tornou-se especialmente intensa numa ocasião ligada às diversões sociais. Segundo seu próprio testemunho, teve uma visão de Jesus depois da flagelação, coberto de feridas. Sentiu que Cristo lhe mostrava quanto havia sofrido por amor a ela e quanto sua resistência à vocação O entristecia. Margarida recorda uma pergunta que atribui a Jesus:
“Queres escolher esse prazer, quando Eu nunca tive nenhum e me entreguei a toda espécie de amarguras por amor a ti e para conquistar teu coração?”
Assim, a menina que havia prometido pertencer inteiramente a Deus precisou enfrentar, na juventude, uma batalha muito concreta: a dificuldade de renunciar às coisas agradáveis quando elas começavam a ocupar o lugar de uma vocação que exigia uma decisão definitiva.
3. JESUS, O ESPOSO QUE DISPUTAVA SEU CORAÇÃO
Havia, porém, algo ainda mais profundo naquela luta: Maria se sentia atraída por Jesus como seu Esposo. Desde criança, interpretava sua promessa de castidade como uma entrega pessoal a Cristo. Agora, diante das propostas de casamento, aquela promessa adquiria um significado novo.
Sua família procurava convencê-la a casar-se. Havia pretendentes considerados vantajosos, e sua mãe insistia muito. Margarida sentia-se dividida entre o amor pela mãe e o desejo de pertencer a Jesus.
Em sua autobiografia, relata que Cristo lhe recordou a promessa feita na infância, apresentando-se como aquele que a havia escolhido para ser sua esposa: “Eu te escolhi para seres minha esposa, e nós prometemos fidelidade um ao outro quando fizeste teu voto de castidade.”
Segundo o mesmo relato, Jesus lhe explicou que a havia inspirado a fazer aquela promessa antes que o mundo ocupasse seu coração, porque o desejava inteiramente para Si.
Essa experiência é muito importante. Margarida compreendia o voto infantil como uma primeira promessa de amor esponsal a Jesus, muito antes de conhecer profundamente a vida religiosa.
Há outra passagem ainda mais expressiva. Enquanto sua família lhe apresentava a possibilidade de um casamento vantajoso, Margarida relata que, depois da Comunhão, Jesus lhe fez compreender que Ele era “o mais belo, o mais rico, o mais poderoso, o mais perfeito e o mais completo de todos os que poderiam amar-me”.
Cristo lhe teria perguntado por que, depois de tantos anos de compromisso com Ele, desejava deixá-lo por outro. E, segundo o relato autobiográfico, prometeu-lhe: “Se permaneceres fiel a Mim, nunca te abandonarei. Eu mesmo serei tua vitória sobre todos os teus inimigos.”
É uma cena extraordinária: enquanto a família apresentava pretendentes humanos, Margarida via Jesus apresentar-se como seu verdadeiro Esposo. Não se tratava de desprezar o matrimônio, mas de reconhecer uma vocação particular. Para ela, a escolha não era simplesmente entre casar-se e tornar-se religiosa, mas entre seguir o chamado que reconhecia como vindo de Jesus ou abandoná-lo para satisfazer as expectativas da família.
Em outra passagem, Margarida fala de Jesus como “o divino Esposo da minha alma” e relata que Ele lhe perguntou se consentiria que tomasse posse de sua vida e se tornasse Senhor de sua liberdade. Sua resposta foi simples: “Consenti de boa vontade.” Renovou então o voto que fizera quando criança, agora compreendendo melhor seu significado, e declarou que, mesmo que lhe custasse mil vidas, não desejava outra coisa senão tornar-se religiosa.
Aqui aparece a diferença entre a promessa infantil e a decisão da jovem: a menina havia prometido pertencer a Jesus; a jovem, depois de conhecer as atrações do mundo e enfrentar a possibilidade do casamento, escolhia conscientemente permanecer fiel àquela promessa.
Essa luta durou anos. Margarida não entrou imediatamente no convento. Precisou amadurecer, enfrentar a resistência familiar e decidir-se livremente. Finalmente, em 20 de junho de 1671, aos 23 anos, ingressou no Mosteiro da Visitação de Santa Maria, em Paray-le-Monial, na França.
4. FINALMENTE, NA CASA DO SEU ESPOSO
Margarida descreve com enorme alegria o dia em que finalmente deixou a casa da família para ingressar na Congregação da Visitação. Compara sua felicidade à de uma escrava libertada da prisão e das correntes, que finalmente pode entrar na casa de seu Esposo e desfrutar de sua presença, de suas riquezas e de seu amor.
Essa imagem é muito bonita. Margarida não descreve o convento simplesmente como um lugar de silêncio, disciplina e penitência. Para ela, era a casa de Jesus, seu Esposo, onde finalmente poderia viver inteiramente para Ele.
Ao receber o hábito religioso, Margarida relata que Jesus lhe fez compreender que havia chegado “o tempo dos nossos esponsais”.
Cristo desejava que ela O amasse acima de todos os outros amores, e Margarida conta que experimentou uma extraordinária doçura espiritual. É importante compreender a linguagem utilizada por ela: os esponsais representam a união espiritual com Cristo, não um relacionamento humano ou romântico. Margarida emprega as imagens do amor matrimonial para falar de sua consagração religiosa, mas entrar no convento não significava que todas as suas dificuldades humanas tivessem desaparecido. Ela imaginava que finalmente poderia entregar-se inteiramente à oração, mas descobriria que amar Jesus significava também obedecer, conviver com outras irmãs, aceitar correções e cumprir tarefas muito simples, mesmo quando não tinha facilidade para realizá-las.
5. UMA RELIGIOSA QUE PRECISAVA APRENDER AS PEQUENAS COISAS
A vida no convento revelou também as limitações de Margarida. Ela possuía grande capacidade de recolhimento espiritual, mas nem sempre conseguia conciliar essa concentração interior com a atenção exigida pelos trabalhos cotidianos. Sua sensibilidade e suas experiências de oração podiam tornar difícil passar imediatamente da contemplação às tarefas práticas.
É nesse contexto que aparece um episódio muito expressivo, transmitido em relatos de sua vida: depois de varrer a igreja, teria esquecido de recolher o lixo que havia juntado. A cena é simples e até engraçada. Margarida podia passar longos períodos absorvida em Deus, mas ainda precisava aprender a terminar uma tarefa tão comum quanto varrer o chão.
O ensinamento, entretanto, é muito concreto: uma experiência extraordinária de oração não dispensa ninguém de aprender a trabalhar bem, obedecer e prestar atenção às necessidades dos outros. Margarida precisaria amadurecer também nesse aspecto. A santidade não consistia apenas em experimentar consolações espirituais, mas em aprender a amar Jesus na fidelidade cotidiana, inclusive quando uma tarefa parecia pequena, cansativa ou pouco interessante.
Essa tensão entre oração e vida prática acompanharia seu crescimento espiritual. Ela não foi escolhida por Jesus porque já estivesse humanamente pronta e perfeita. Precisou aprender a deixar que o amor de Cristo transformasse também suas limitações.
6. A PROFISSÃO RELIGIOSA: JESUS A RECEBE COMO ESPOSA
Em 6 de novembro de 1672, Margarida fez sua profissão religiosa. Recordando aquele dia, escreveu que finalmente havia alcançado a felicidade tão desejada e que seu divino Mestre quis recebê-la como esposa, de uma maneira que ela se declarava incapaz de explicar.
Segundo seu relato, Cristo a tratou como uma esposa no Tabor, imagem da glória da Transfiguração, enquanto ela se via indigna diante do Esposo que contemplava desfigurado no Calvário. O amor esponsal de Margarida unia, assim, a alegria da intimidade com Cristo e a contemplação de seus sofrimentos.
Em sua autobiografia, descreve também a maneira como experimentava a proximidade de Jesus: “Ele se dignava conversar comigo, às vezes como um amigo, outras vezes como um esposo ardentemente apaixonado, outras ainda como um pai que ama ternamente sua filha única.”
É uma das descrições mais bonitas de sua experiência mística. Margarida não reduz a relação com Jesus a uma única imagem: Ele é Amigo, Esposo e Pai. Sua intimidade com Cristo não eliminava a reverência diante de Deus, mas lhe permitia experimentar de maneira profundamente pessoal o amor divino.
7. JESUS LHE MOSTRA SEU CORAÇÃO
Em 27 de dezembro de 1673, festa de São João Evangelista, Margarida Maria estava rezando diante do Santíssimo Sacramento quando, segundo seu próprio testemunho, Jesus lhe manifestou de maneira extraordinária o amor de seu Coração.
Ela relatou que Jesus lhe permitiu repousar junto ao seu peito, como São João na Última Ceia. Depois lhe revelou seu Coração ardendo de amor pela humanidade. As experiências continuaram entre 1673 e 1675.
Uma das mensagens mais importantes, recordada posteriormente pelo Papa Francisco na encíclica Dilexit nos, começa assim: “Meu divino Coração está tão apaixonado de amor pelos homens, e por ti em particular...”
Jesus, segundo Margarida, desejava manifestar à humanidade as riquezas de seu amor. A jovem que havia sentido Cristo disputar seu coração com os pretendentes humanos agora recebia uma missão muito maior: anunciar ao mundo inteiro que Jesus ama cada pessoa com um amor imenso e deseja ser amado em resposta.
A mensagem não era apenas para Margarida. O Coração de Jesus era apresentado como um coração ardente de amor por toda a humanidade, especialmente por aqueles que se afastavam de Deus ou respondiam com indiferença ao seu amor.
8. “EIS O CORAÇÃO QUE TANTO AMOU OS HOMENS”
Em junho de 1675, durante a oitava da festa de Corpus Christi, Margarida relatou outra grande manifestação de Jesus. Nela, Cristo lhe mostrou seu Coração e pronunciou as palavras que se tornariam célebres: “Eis o Coração que tanto amou os homens, que nada poupou, até se esgotar e consumir para lhes testemunhar seu amor.” E lamentou receber, em troca, ingratidão e indiferença, especialmente diante do Santíssimo Sacramento.
Jesus pediu que fosse instituída uma festa particular em honra de seu Sagrado Coração, na sexta-feira depois da oitava de Corpus Christi, com Comunhão eucarística e reparação. Dessa espiritualidade se desenvolveram também a prática da Hora Santa e a devoção das primeiras sextas-feiras.
É importante compreender o sentido da reparação: não se trata de imaginar que o amor de Cristo seja insuficiente e precise ser completado por nós. Trata-se de responder com amor ao amor que Ele nos oferece, particularmente na Eucaristia.
Para Margarida, tudo isso estava profundamente ligado ao amor esponsal que experimentava desde jovem. Jesus não lhe pedia apenas que contemplasse seu Coração, mas que correspondesse a esse amor com a própria vida e ajudasse outras pessoas a fazer o mesmo.
9. QUANDO NINGUÉM ACREDITAVA NELA
Margarida não encontrou imediatamente acolhida. Algumas religiosas desconfiavam de suas experiências. Havia quem pensasse que estivesse doente ou iludida. Suas superioras precisavam discernir com prudência o que estava acontecendo.
Para Margarida, que era sensível e desejava ser fiel a Deus, isso foi um sofrimento profundo. Ela precisava obedecer às superioras e, ao mesmo tempo, não podia simplesmente apagar aquilo que acreditava ter recebido de Jesus.
Em 1675, chegou a Paray-le-Monial o jesuíta São Cláudio de La Colombière. Depois de examinar cuidadosamente sua experiência, tornou-se seu orientador espiritual e apoiou a missão que ela acreditava ter recebido.
A presença desse sacerdote foi decisiva. Margarida já não precisava carregar sozinha o peso de uma missão que parecia muito maior do que suas forças. Entretanto, continuaria enfrentando dificuldades, incompreensões e a necessidade de aprender a unir suas experiências extraordinárias à obediência e à vida comunitária.
10. A MENSAGEM COMEÇA A SE ESPALHAR
Com o passar dos anos, a resistência dentro do convento diminuiu. Margarida recebeu responsabilidades na comunidade, inclusive na formação das noviças. Em 1686, sua comunidade começou a celebrar a festa do Sagrado Coração, que depois se difundiria entre outros mosteiros da Visitação.
Margarida não viu toda a expansão dessa devoção. Morreu em 17 de outubro de 1690, aos 43 anos, em Paray-le-Monial. Sua memória litúrgica é celebrada em 16 de outubro.
Foi canonizada pelo Papa Bento XV, em 13 de maio de 1920. A festa do Sagrado Coração, autorizada para determinados lugares em 1765, havia sido estendida à Igreja universal por Pio IX em 1856.
11. UMA JOVEM QUE QUERIA SER AMADA E ENCONTROU O CORAÇÃO DE JESUS
A história de Margarida Maria é extraordinária porque reúne aspectos aparentemente muito diferentes. Desde criança, sentia-se atraída por Jesus e chegou a prometer-lhe castidade perpétua. Entretanto, na juventude, gostava de se enfeitar, ser admirada, participar de festas, usar máscaras no Carnaval e divertir-se. Sua família lhe apresentava a possibilidade de um bom casamento, enquanto ela sentia que Cristo a chamava para ser sua esposa.
Essa luta não desapareceu de uma hora para outra. Margarida precisou amadurecer até tomar uma decisão livre e definitiva. Quando finalmente entrou no convento, descobriu que a intimidade com Jesus não a dispensava de enfrentar suas próprias limitações, aceitar correções e aprender a fidelidade nas pequenas coisas. Mais tarde, seria escolhida para anunciar uma mensagem que ultrapassava sua história pessoal:
o Coração de Jesus está cheio de amor pela humanidade
e deseja encontrar corações que correspondam a esse amor.
A jovem que tanto gostava de ser amada e admirada descobriu que o amor mais profundo de sua vida não vinha dos aplausos, das festas ou dos pretendentes que lhe eram apresentados. Vinha de Jesus, a quem chamava de “o divino Esposo da minha alma”.
FONTES PRINCIPAIS
— SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE. Autobiografia, especialmente os relatos da infância, do voto de castidade, da recuperação da saúde, das vaidades juvenis, das propostas de casamento, da decisão vocacional, da entrada no convento e da profissão religiosa. As citações portuguesas apresentadas neste capítulo são traduções de trabalho, algumas em linguagem atual, e devem ser confrontadas com uma edição crítica antes da publicação definitiva.
— SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE. Cartas, especialmente os testemunhos relativos à devoção ao Sagrado Coração e à vida religiosa.
— SÃO CLÁUDIO DE LA COLOMBIÈRE. Escritos espirituais e testemunhos relacionados às experiências de Santa Margarida Maria.
— PAPA FRANCISCO. Dilexit nos (2024), especialmente nn. 119–124, sobre Santa Margarida Maria e a devoção ao Sagrado Coração.
— PIO XII. Haurietis aquas (1956), sobre o culto ao Sagrado Coração de Jesus.
— BENTO XV. Canonização de Santa Margarida Maria Alacoque, 13 de maio de 1920.
— Autobiography of St. Margaret Mary Alacoque, tradução inglesa disponível em https://www.ldysinger.com/@texts2/1684_alacoque/02_autobiography.htm.
— Life of Blessed Margaret Mary Alacoque, biografia antiga que reproduz relatos de sua vida e experiências espirituais.