
15 set 2026
☀️ Santo do dia: Santa Catarina de Gênova
Ferida pelo imenso amor de Deus
Uma jovem que não encontrou a felicidade que esperava
Catarina Fieschi nasceu em Gênova, em 1447, última de cinco filhos de uma das famílias mais importantes da cidade. Ainda criança perdeu o pai, Giacomo Fieschi, e foi educada pela mãe, Francesca di Negro, numa profunda vida cristã. Uma de suas irmãs tornou-se religiosa, e a própria Catarina manifestou muito jovem o desejo de consagrar-se a Deus. Sua vida, porém, tomou outro rumo. Aos 16 anos, foi dada em casamento a Giuliano Adorno, que regressara a Gênova depois de experiências comerciais e militares no Oriente Médio. O casamento revelou-se difícil. Giuliano tinha um temperamento complicado e era particularmente apaixonado pelo jogo de azar. Catarina tentou inicialmente viver de maneira mais recolhida, mas pouco a pouco acabou entrando também na vida mundana da sociedade genovesa, procurando nas festas, relações sociais e divertimentos alguma compensação para sua infelicidade. Não encontrou. Bento XVI resume aqueles dez primeiros anos de casamento com duas palavras: dentro dela cresciam “vazio e amargura”.
20 de março de 1473: uma ferida no coração
Aos 26 anos, Catarina chegou a um ponto decisivo. Em 20 de março de 1473, dirigiu-se à igreja de São Bento e ao mosteiro de Nossa Senhora das Graças para se confessar. Ajoelhou-se diante do sacerdote, mas quase imediatamente aconteceu algo inesperado. Segundo as palavras conservadas na Vida admirável, Catarina recebeu “uma chaga no coração, de um imenso amor de Deus”. Num instante, viu com uma clareza impressionante duas coisas ao mesmo tempo: sua própria miséria e a imensa bondade de Deus. Não foi apenas a descoberta de que havia errado; foi a descoberta de que, apesar de tudo, era imensamente amada. A experiência foi tão intensa que quase desmaiou. A mulher que durante anos procurara preencher seu vazio descobria repentinamente aquilo que lhe faltava. E daquele encontro brotou uma decisão que orientaria todo o resto de sua existência: “Basta com o mundo e com os pecados.”
Ela não conseguiu terminar a confissão
A experiência foi tão forte que Catarina simplesmente interrompeu a confissão e fugiu. Voltou para casa, procurou o quarto mais escondido e começou a chorar longamente. Ali, segundo a antiga Vida, recebeu interiormente uma profunda compreensão da oração e tomou consciência do “imenso amor de Deus por ela, pecadora”. Não conseguia traduzir em palavras aquilo que estava experimentando. A tradição biográfica situa também nesse momento uma visão de Jesus sofredor carregando a Cruz, imagem que depois se tornaria frequente na iconografia da santa. Não era somente o pecado que a fazia chorar: era perceber o contraste entre aquilo que havia feito de sua vida e o amor daquele Deus que continuava a procurá-la. Alguns dias depois, já mais serena, Catarina voltou ao sacerdote e conseguiu finalmente realizar uma confissão completa. Começava aquilo que suas fontes chamariam de sua “vida de purificação”.
A dor de ter descoberto tarde demais o Amor
Nos primeiros anos depois da conversão, Catarina sentia profundamente os pecados de sua vida passada. Impôs-se jejuns, penitências e sacrifícios e procurava responder com toda a força ao amor que acabara de descobrir. Mas o centro de sua experiência não era o medo. Era precisamente o amor. Quanto mais percebia a bondade de Deus, mais doloroso lhe parecia ter vivido tanto tempo distante dele. Essa dinâmica é fundamental para compreender Catarina e, mais tarde, sua própria doutrina sobre o Purgatório. Sua purificação não consistia simplesmente em “pagar” pelos pecados: era o coração sendo libertado de tudo aquilo que o impedia de responder plenamente ao amor de Deus. Progressivamente, aquela fase mais penitencial deu lugar a uma relação cada vez mais simples e profunda com o Senhor. Catarina começava a passar daquilo que suas antigas biografias chamam de “vida purgativa” para a “vida unitiva”.
“Instruída e governada unicamente por Deus”
Essa união chegou a assumir uma forma extraordinária. A Vida admirável afirma que Catarina viveu durante aproximadamente vinte e cinco anos “sem o intermédio de qualquer criatura, instruída e governada unicamente por Deus”. Somente muitos anos mais tarde recebeu um sacerdote que acompanhasse regularmente sua alma. Isso não significa que desprezasse a Igreja ou os sacramentos; pelo contrário, um dos elementos mais impressionantes de sua espiritualidade era justamente a Eucaristia. Catarina começou a receber a Sagrada Comunhão todos os dias, prática extremamente incomum para um leigo no século XV. A oração tornou-se quase contínua e a percepção da presença de Deus acompanhava sua vida cotidiana. Bento XVI descreve esse período como uma progressiva entrada numa “relação de profunda união com Deus”. Catarina não estava mais tentando conquistar Deus por seus esforços: estava aprendendo a deixar-se conduzir por Ele.
O amor de Deus a levou para dentro de um hospital
Essa extraordinária vida interior não fez Catarina abandonar o mundo nem refugiar-se numa existência isolada. Produziu exatamente o contrário. Ela começou a dedicar-se cada vez mais aos pobres e enfermos, até ligar definitivamente sua vida ao grande hospital de Pammatone, em Gênova. Ali encontrava doentes graves, pessoas abandonadas e pobres que necessitavam não apenas de dinheiro, mas de cuidados concretos. Catarina servia-os pessoalmente e assumiu progressivamente responsabilidades cada vez maiores, chegando a exercer importantes funções na administração do hospital. O lugar onde uma mulher de sua posição social poderia simplesmente ter enviado esmolas tornou-se o lugar onde ela própria decidiu permanecer. Bento XVI percebe nisso uma característica fundamental de sua santidade: a profunda união mística com Deus não a afastou do sofrimento humano. A ascensão de Catarina às alturas da vida espiritual aconteceu justamente enquanto ela se consumia no serviço aos enfermos.
Até Giuliano começou uma vida diferente
A transformação atingiu também seu casamento. Giuliano Adorno, que havia contribuído para os anos mais amargos da juventude de Catarina, mudou progressivamente de vida. Abandonou seus antigos excessos, tornou-se terciário franciscano e acabou colaborando com a esposa no serviço aos enfermos. Os dois passaram a viver de maneira simples e dedicada às obras de caridade. É um dos aspectos mais fortes de sua história: Catarina não recebeu uma vida nova apagando sua história anterior. Deus começou a transformar precisamente aquilo que parecia irremediavelmente ferido. O casamento que começara entre frustrações e compensações mundanas terminou orientado para o serviço dos pobres. Giuliano morreu em 1497. Catarina permaneceu ligada a Pammatone, e ao redor dela foi se formando um grupo de pessoas atraídas por sua extraordinária combinação de oração profunda e caridade concreta.
Entre os doentes durante as epidemias
Gênova conheceu também períodos de epidemia, e Catarina permaneceu entre os enfermos. Não se limitava a dirigir o hospital de longe: aproximava-se pessoalmente dos corpos doentes, dos pobres e daqueles de quem os outros tinham medo ou repugnância. A mulher que conhecera os ambientes privilegiados da aristocracia genovesa passou a gastar suas forças entre camas de hospital. Com o tempo, sua própria saúde começou a deteriorar-se. Mas justamente ali aparece com clareza aquilo que Bento XVI identifica como os dois grandes polos de sua existência: Deus e o próximo. Para Catarina não existia oposição entre contemplar Deus e cuidar de um corpo ferido. O amor que experimentara naquela manhã de março de 1473 continuava procurando uma forma concreta de responder. E a resposta estava diante dela: alimentar, lavar, acompanhar e servir aqueles que sofriam.
O segredo do Purgatório estava em sua própria conversão
É nesse ponto que podemos compreender sua famosa espiritualidade sobre o Purgatório. Os ensinamentos atribuídos a Catarina foram recolhidos depois em textos ligados à Vida admirável e ao chamado Tratado do Purgatório. Ela não começa imaginando instrumentos de tortura ou descrevendo detalhadamente um lugar do além. Parte de algo que conhecia por experiência: o encontro entre a miséria humana e a infinita bondade de Deus. Foi exatamente o que experimentara na conversão. Diante do amor divino, a alma percebe tudo aquilo que nela ainda não corresponde a esse Amor e deseja ardentemente ser purificada. Bento XVI observa por isso que, para Catarina, o fogo do Purgatório não deve ser entendido principalmente como algo exterior: é um “fogo interior”, ligado ao amor de Deus que purifica.
Sofrer porque se deseja desesperadamente Deus
Aqui aparece uma das intuições mais belas de Catarina. A alma do Purgatório já está voltada completamente para Deus. Não deseja fugir dele; pelo contrário, não deseja outra coisa senão Deus. E justamente por isso sofre: vê aquilo para o qual foi criada, deseja a união plena e percebe que ainda precisa ser purificada para poder recebê-la inteiramente. Dor e alegria podem, então, existir juntas. Há dor pela impossibilidade momentânea de alcançar plenamente Deus, mas existe uma profunda paz porque a alma já não luta contra sua vontade. O Purgatório torna-se, assim, a continuação daquela experiência que Catarina vivera aos 26 anos: quanto mais claramente descobria a bondade de Deus, mais dolorosamente percebia tudo aquilo que dentro dela não correspondia a esse amor. A mesma luz que mostrava sua miséria revelava que ela era amada.
A ferida permaneceu aberta até o fim
Nos últimos anos, Catarina passou de cuidadora a doente. Seu organismo enfraqueceu progressivamente e seus sofrimentos tornaram-se intensos. Morreu em Gênova, em 15 de setembro de 1510, aos 63 anos, depois de ter passado décadas ligada ao hospital de Pammatone. A jovem que procurara felicidade nos ambientes privilegiados de Gênova terminava a vida entre enfermos e pobres. Foi canonizada em 1737 pelo Papa Clemente XII. Bento XVI encontrou uma chave extraordinária para compreender toda a sua existência naquele instante de 1473: Catarina foi atingida simultaneamente pelo conhecimento de si mesma e pelo conhecimento da bondade de Deus. Tudo veio dali: suas lágrimas, sua purificação, sua fome da Eucaristia, sua união com Deus, sua maneira de compreender o Purgatório e seu serviço incansável aos enfermos.
Por isso, talvez a imagem mais verdadeira de Catarina não seja apenas a da mística falando sobre o Purgatório. É a da mulher de 26 anos, ajoelhada para se confessar, que inesperadamente descobre quanto Deus a ama. Ela havia entrado naquela igreja carregando dez anos de vazio e amargura. Saiu de lá incapaz até de terminar a confissão, correu para o quarto e chorou. Tinha recebido aquilo que chamou de “uma chaga no coração, de um imenso amor de Deus”.
Essa ferida nunca mais se fechou. E foi por ela que Deus entrou e transformou toda a sua vida.
Fontes principais: Bento XVI, Audiência Geral, 12 de janeiro de 2011, Santa Catarina de Gênova; Vita mirabile / Libro de la Vita mirabile et dottrina santa de la beata Caterinetta da Genoa (Gênova, 1551); textos tradicionalmente reunidos sob o título Tratado do Purgatório. Para as palavras entre aspas e a sequência da conversão de 20 de março de 1473, mantive deliberadamente como referência principal o texto citado por Bento XVI, que por sua vez remete diretamente à Vida admirável.